O Movimento Ecos nas Escolas, em 2022


O Movimento Ecos nas Escolas

O Movimento Ecos, há mais de dez anos, promove e incentiva a educação ambiental nas escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais, através de atividades interdisciplinares que são trabalhadas com alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio.

Em 2022, as ações desenvolvidas nas escolas estimulam os alunos a pensarem e implementarem a ideia de sustentabilidade, adotando para si, práticas ecologicamente corretas, em benefício ao meio ambiente.

Pensar em sustentabilidade é compreender que os recursos naturais devem ser utilizados de forma responsável pelo ser humano, e que podemos nos beneficiar das ciências e do desenvolvimento tecnológico para criação de mecanismos que auxiliam na redução do consumo e que nos ajudam no processo de reutilização e reciclagem de produtos que destroem o meio ambiente.

O Movimento Ecos vai além, pois permite que os integrantes do projeto em sua comunidade escolar desenvolvam um senso criativo, a escrita, a comunicação, a originalidade no desenvolvimento de seus trabalhos, a capacidade de trabalhar em equipe, o raciocínio e, sobretudo, o aluno passa a ser receptor e interlocutor de mensagens pautas em ideias que visam contribuir com a natureza.

 

Atividades do Movimento Ecos

Concurso “Redige-Ecos”

Em 2022, o Movimento Ecos vem promovendo nas escolas parceiras o concurso de redação “Redige-Ecos”, com o tema pautado na ideia da “governança global, o ensino e as tecnologias para uma sociedade sustentável”, com o objetivo de “lançar o olhar para o presente, com práticas socioambientais capazes de contribuírem para a construção de um projeto de vida comum e sustentável”.

Os alunos interessados nessa modalidade de concurso, deverão produzir uma redação dissertativa-argumentativa, que deverá ser postada até o dia 31 de agosto, por aqui.

As 15 melhores redações escritas serão premiadas. Os integrantes receberão medalhas e certificado de participação, sendo que, “para os 1º, 2º e 3º lugares será conferido um Smartphone para aluno e professor orientador; para os 4º ao 6º será conferido um Kindle para aluno e professor orientador; para os 7º ao 15 º será conferido um Carregador portátil para aluno e professor orientador”

Festival de Dança de Rua

O Movimento Ecos, no ano de 2022, propõe também, a modalidade do concurso de dança de rua, com o objetivo de ceder espaço para a diversidade sociocultural, permitindo que os alunos criem, por meio do festival, “formas diferentes para conscientização ambiental”.

O concurso será destinado para os alunos do 9° ano do ensino fundamental, alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio e para os alunos do EJA que formarem em julho do ano corrente.

Os alunos interessados deverão se inscrever até o dia 19 de setembro, através do nosso site. A 3ª fase do concurso acontecerá dia 25 de novembro e as cinco equipes finalistas serão premiadas, conforme descrito em nosso Edital.

Pegada Ambiental

Neste ano, o Movimento Ecos voltou a desenvolver a Pegada Ambiental nas escolas que possibilita a comunidade escolar ampliar o conhecimento dos espaços internos, o senso de pertencimento, desenvolver trabalho em equipe, reconhecer e avaliar o consumo dos recursos energéticos, hídricos, entender a função do papel, a geração de resíduos sólidos, o destino dos materiais recicláveis gerados pela atividade educativa, perceber as áreas e espaços da instituição (a utilização eficiente ou mesmo o abandono), constatar a transversalidade dos temas ambientais nos conteúdos programáticos por área de conhecimento e perceber como a saúde física e mental da comunidade escolar se encontra.

Perspectivas do Movimento Ecos

O Movimento Ecos, além de permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades, permite ainda que concorram a bolsas de estudo de até 90% para Engenharia Civil, Ciências da computação e Arquitetura e Urbanismo, e bolsas de até 50% para o curso de Direito, ofertadas pela Dom Helder.

O Movimento vai em busca da inserção de uma nova ética ambiental, através da educação, dos movimentos socioculturais, de atividades socioeducativas, incentivando a prática correta para manter o equilíbrio socioambiental, acreditando que juntos podemos mais!

 

Texto pela professora nucleadora Nathalia Siqueira de Paula