Pegada ambiental e pandemia


O Ecos é um movimento socioambiental da Dom Helder, que trabalha em defesa do meio ambiente desde 2011, promovendo atividades culturais e socioeducativas junto às escolas da rede pública e privada de Belo Horizonte e região. Ele tem como objetivo promover a sustentabilidade por meio de ações no ambiente escolar voltadas para o desenvolvimento de consciência e atitudes ecologicamente corretas.

Para a comunidade acadêmica conhecer um pouco sobre os projetos, periodicamente os integrantes do Movimento publicam matérias sobre as atividades desenvolvidas por eles. Confira o texto dos professores José Cláudio Junqueira, Julieth Resende e Lívia Maria de Souza, sobre o grupo de iniciação científica Pegada Ambiental.

Pegada ambiental e pandemia: interação e integração entre as equipes foram fundamentais para se alcançar os resultados ambientais e sociais

O Pegada Ambiental é um grupo de iniciação científica composto por alunos da graduação do curso de Direito, Engenharia Civil e Ciência da Computação da Dom Helder, que desenvolve trabalho de pesquisa junto às escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O grupo é interligado ao Movimento Ecos, auxilia na criação e análise dos formulários aplicados nas escolas públicas pelos bolsistas do Ecos e equipes das escolas.

Desde 2017, o Pegada Ambiental vem se debruçando nos estudos e pesquisas sobre a atuação do Movimento Ecos dentro das escolas e como poderia aprimorar o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar. Ou seja, pensar alternativas que ajudem a melhorar a consciência na proteção ambiental dentro das escolas, mas também promover uma forma de reduzir o consumo, como de água e energia, em cada unidade inscrita.

Com a pandemia, muitos foram os desafios enfrentados país a fora, e no Pegada Ambiental não foi diferente. As atividades do grupo tiveram que ser repensadas, já que os alunos das equipes estavam em isolamento. Para superar tais obstáculos, foram desenvolvidas novas estratégias que pudessem, mesmo com o distanciamento, promover a interação e integração entre as equipes do Movimento Ecos nas escolas, equipes de bolsistas da Dom Helder e da EMGE e equipe de iniciação científica.

Para isso, foram realizadas diversas reuniões online em busca de definir metas para se adequar à nova realidade. Ao longo dos últimos meses todos os envolvidos – leia-se coordenadores, professores, bolsistas e demais colaboradores –  atuaram com o objetivo comum em implementar de forma efetiva a Pegada Ambiental nas escolas participantes.

Durante esse período, diversos formulários foram encaminhados para as escolas e, com o envolvimento de todos, foi possível alcançar com efetividade os objetivos pretendidos. As Equipes de Apoio do Movimento Ecos nas escolas públicas coletaram os dados nos respectivos formulários. Nesse contexto, os bolsistas e o grupo de iniciação científica tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do projeto.

A Pegada Ambiental é um índice, composto por 10 índices setoriais a partir de 20 indicadores. As atividades desenvolvidas nas escolas são avaliadas a partir da aplicação do Índice da Pegada Ambiental (IPA). Tais indicadores foram criados pelo Grupo de Iniciação Científica da Pegada Ambiental da Dom Helder, sob a orientação do Professor José Cláudio Junqueira.

Dentre os índices da Pegada ambiental estão: índice de consumo de água, índice de consumo de energia, índice de consumo de papel, índice de reciclagem de resíduos, índice de áreas verdes, índice de alimentação saudável, índice de trânsito legal, índice para infraestrutura, índice de inclusão de conteúdo ambiental nas disciplinas.

Trata-se, portanto, de um trabalho que permite definir a efetividade da sustentabilidade nas escolas. Além disso, o envolvimento de todos com a Pegada Ambiental contribui de forma significativa para que as escolas reforcem ou implementem estratégias de desenvolvimento sustentável, tendo como base as ações promovidas através da realização do projeto.

O trabalho do grupo de iniciação científica do Pegada Ambiental junto aos professores nucleadores e bolsistas do Movimento Ecos, professores e alunos das escolas públicas, durante a pandemia, mostrou o quão importante foi a atuação conjunta mesmo diante das intempéries do desconhecido coronavírus na sociedade. Para alguns, ponto de alívio, socialização virtual, amenização dos impactos do isolamento, dentre outros. Independente do significado, a continuidade dos projetos clarificou a relevância da ação de todos para alcançar objetivos comuns, no caso a proteção ambiental sem se afastar do social.

Com a abertura das escolas públicas e retomada das equipes, o Pegada Ambiental continua a se apresentar como um projeto de extensão que cumpre fielmente seu objetivo principal em contribuir com a sociedade, pois afinal, somente com a conscientização ambiental e envolvimento de diversos atores será possível alcançar de forma efetiva o “meio ambiente ecologicamente equilibrado” conforme estipula o art. 225 da Constituição Federal de 1988.

Texto por José Cláudio Junqueira, Julieth Resende e Lívia Souza

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