Sustentabilidade em ação – “Plante Uma Árvore”


O Instituto Socioambiental Dom Helder está semeando, para janeiro de 2014, sua mudinha do cerrado por meio da campanha “Plante Uma Árvore na Serra do Gandarela, conscientizando a sociedade sobre a devastação que está ocorrendo nessa Serra, desmatamentos e extração desmedida do minério de ferro, que afetam suas bacias hidrográficas – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas, entre elas, o Rio das Velhas, responsável por abastecer 60% de Belo Horizonte, além da destruição do seu bioma natural – cerrado, cangas ferruginosas (a maior extensão do Brasil) e bioma de Mata Atlântica (a segunda maior floresta de Minas Gerais).

Toda publicação em sites ou blogs a respeito da campanha, se torna uma muda nativa no bioma do cerrado da Serra do Gandarela, em Rio Acima.

No dia 23 de outubro foram semeadas 150 mudas de Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitiba, Araça, entre outras, em nome de todos os blogueiros que abraçaram essa causa, Revista Geração Sustentável, Diário Verde, Ciclo Vivo, SOS Mata Altântica, Instituto Estrada Real, Revista Bicicleta, Programa Terra da Gente da Rede Globo, Rede Super de televisão, entre outros. A floricultura online BH teve a ajuda do Grupo de Escoteiros Mangabeiras, um nativo da região, três jardineiros e do Coletivo Cirandar, para a realização desse plantio, à base de hidrogel para estimular o crescimento das plantas. 

A devastação do Gandarela e a criação do Parque Nacional na região vão muito além das ações de plantio, mas esperamos incomodar os cidadãos para que seja adotada alguma providência. Nós estamos fazendo a nossa parte, e você? O próximo plantio será em janeiro de 2014. 

   AJUDE ESSA CAUSA!                                                                 

 

*Por Thais Alessandra do Coletivo Cirandar.