Uniformes olímpicos japoneses de Tóquio-2020 terão material reciclado


Os atletas japoneses de patinação artística Ryuichi Kihara e Miu Suzaki nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018; daqui a dois anos os uniformes serão confeccionados com material reciclado. (AFP-JIJI)

Os uniformes de atletas e autoridades japoneses nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 serão confeccionados com material reciclado de roupas usadas, anunciou a empresa Asics, a fornecedora oficial da delegação nipônica.

A iniciativa da empresa, que tem sede em Kobe, é parte do projeto mais amplo da capital japonesa de organizar Olimpíadas ecológicas e sustentáveis. As medalhas, por exemplo, serão fabricadas a partir de metais procedentes de produtos eletrônicos reciclados.

A Asics tem o objetivo de recuperar quase 30.000 peças esportivas usadas em todo Japão até maio, para extrair as fibras de poliéster que serão reduzidas a resina e criar novas roupas.

De acordo com um porta-voz, a empresa também pretende usar garrafas de plástico PET recicladas e outros materiais para confeccionar os uniformes oficiais.

A longo prazo, a empresa espera utilizar apenas material reciclado para obter o poliéster necessário para fabricar roupas esportivas e calçados.

AFP