“Ecos de liberdade” é o som que ecoa nas escolas mineiras


Por Ciangeli Clark

O Movimento Ecos, ao firmar parceria com as escolas mineiras, desenvolve o senso de pertencimento dos discentes, investindo no discurso ético, na liberdade de pensar, agir, criar e participar.

As instituições são espaços para aprender e ensinar, de reconhecer as diferenças entre os seres humanos e da lógica que as boas ações nos leva às realizações. Ser do Movimento Ecos é ser livre para voar e alcançar o limite do impensável e criar seu projeto de vida, investindo em metas, ações e parcerias para atingir seu objetivo.

Assim, o Movimento Ecos desenvolve suas atividades nas escolas com o verbo “Esperançar” de Paulo Freire, que traz a esperança, unida à ação e ao agir. É não ficar sentado esperando que as coisas aconteçam, é acreditar, é fazer acontecer e construir seus objetivos, é buscar meios para realizá-los. Como o mestre Freire já ensinava: “não há saberes mais ou menos: há saberes diferentes”. Portanto, a escola viabiliza a troca de conhecimentos e a convivência em prol do aprendizado integrado.

Participar do Ecos é mostrar suas habilidades e competências e se permitir alçar sonhos mais altos ao realizar as atividades do Redige-Ecos: concurso de redação e do Grafar-Ecos: concurso de pesquisa. As atividades propostas aos alunos do ensino médio têm por objetivo aplicar os conhecimentos aprendidos nas disciplinas, e, através da escrita, incentivar o pensamento crítico, o despertar das ideias, a análise dos acontecimentos, a pesquisa e as ações, com a aplicação nos espaços de convivência. São trabalhadas propostas a partir do que foi adquirido ao longo da vida pelos estudos e nas experiências cotidianas.

Atrelada aos concursos, apresentamos ainda a Campanha Agir Socioambiental: um curso que permite a continuidade desse aprendizado, aprofundando em temas importantes para a ação ambiental. São temas ligados à proteção e à preservação do nosso ambiente observando a justiça social, o consumo consciente, o respeito às diferenças dos humanos e dos animais. Além de despertar a percepção de que somos corresponsáveis no desenvolvimento das ações humanas.

E, por outro viés, convidamos aos discentes a serem protagonistas de suas histórias ao ingressar nas instituições Dom Helder e EMGE e continuarem seus estudos. São instituições sólidas e certamente ao completar o curso o aluno terá uma carreira promissora. Sua atuação será diferenciada, com uma preocupação no meio ambiente para si, para os seus e na preservação para as futuras gerações.

É com essa proposta que as faculdades ofertam bolsas de estudos para os alunos das escolas parceiras do Movimento Ecos, transformando sonhos em realidade. O Ecos incentiva a autonomia, a liderança, a liberdade de dialogar, tendo por lema: “fazer, agir e pensar. Ser um cidadão ético participativo e consciente”.

Ser Ecos é ser livre para realizar seus sonhos e ter liberdade de acreditar no “Nosso Futuro Comum”.