O Movimento Socioambiental e Jurídico, Ecos, realizou no último sábado, dia 07 de julho, uma confraternização pelo encerramento de sua primeira gincana virtual. O objetivo da disputa era despertar o olhar do jovem para a importância das ações em benefício do meio ambiente.
Durante o evento as equipes concorrentes foram recebidas com um café da manhã especial, que fez com os jovens de diferentes escolas se conhecessem e interagissem, antes de iniciarem as apresentações das tarefas finais.
Em seguida todos se reuniram para curtir o show do sertanejo Igor Jorge Kimo e apresentar seus gritos de guerra. A festa foi super animada e todos se esforçavam cada vez mais para fazer valer seu grito em nome da preservação do meio ambiente.
Competição
As equipes concorrentes foram formadas por alunos do ensino médio de 17 escolas públicas e particulares, que durante a competição realizaram sete atividades semanais distintas. Motivados pela iniciativa os jovens concluíram cada etapa com muita dedicação. E a última delas foi à elaboração de um número artístico, apresentado às equipes concorrentes durante a festa de encerramento.
Grande parte das equipes apostou na encenação de peças teatrais, abordando o tema meio ambiente de formas distintas. Os integrantes da S.O.S Ambiente encantaram os convidados com a peça “Julgamento Final”. Os jovens da Garatéa Kaá se uniram com seriedade para encenar a peça intitulada “A relação do homem com a natureza”. Os Combatentes do Verde também subiram confiantes ao palco para a encenação da peça “Devastação Ambiental”. A equipe Ecossol também apostou na apresentação teatral e trouxe para a competição a peça “Coral de Chuva”. E na apresentação da Corujões da Fiel eles mostraram seu lado artístico e encantaram os demais participantes com o teatro “Jornal para Todos”.
Outra maneira que os jovens encontraram para alertar a todos sobre a importância da preservação foi através da música, que encantou e agitou o público presente. A equipe HD empolgou a plateia com a música “Deixem o Verde Viver” e os integrantes da equipe Rousset agitaram o público com a música “O Movimento já Começou”.
Premiação
Com o fim das apresentações os professores Francisco Haas e Luiz Chaves, coordenadores do Movimento ECOS, fizeram o anúncio da equipe vencedora e a entrega dos prêmios. As sete equipes finalistas foram premiadas com um computador e do primeiro ao quinto lugar foram realizadas as entregas de troféus.
A equipe Ecossol faturou o 2º lugar e os integrantes foram premiados com um dia de diversão no Capuã Chalés, localizado dentro de uma reserva ecológica, com floresta, nascentes, riacho, lagoa, cachoeira, trilhas ecológicas, flora e fauna nativas, além de uma estrutura completa de lazer.
Em 1º lugar ficou a equipe Rousset que passará um dia de pura diversão e descontração na Pousada do Sol, que conta com 80 mil metros quadrados de contato com a natureza, 60% de área gramada com maravilhosos jardins, árvores frutíferas, pássaros, ideal para fazer caminhadas, respirar ar puro e relaxar.
No dia 13 de setembro as sete equipes finalistas da Gincana voltarão a se reunir em uma passeata durante o “Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, da Escola Superior Dom Helder Câmara. Os integrantes da equipe Rousset irão realizar um enterro simbólico do Código Florestal. Neste dia o Movimento ECOS terá como símbolo da esperança, da ecologia e sustentabilidade a primeira criança nascida a partir das 17 horas em Belo Horizonte.
Clique aqui e veja matéria da TV Dom Total!
Fonte: Da Redação