Na terça-feira, dia 08 de abril, a Escola Estadual Professora Amélia de Castro recebeu a visita do Movimento ECOS, representado pelo professor Elmo Júlio e os monitores Marília Norma e Breno Gontijo, ambos estudantes de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara. Esta foi a segunda visita este ano para firmar a parceria da instituição com o ECOS. O professor Jairo, atual vice-diretor do turno da manhã, foi o responsável pela recepção.
Em um primeiro momento foi apresentada a origem do Movimento, suas justificativas e objetivos, relatando sua importância como uma iniciativa apoiada pela Dom Helder, além das intenções em firmar parcerias com escolas públicas. Em seguida foi abordada a condução sobre como a escola poderá participar ativamente do Projeto Socioambiental 2014 e contribuir para as questões ambientais vigentes.
Foram citadas pelo professor Elmo várias questões envolvendo catástrofes e problemas recentes ocorridos no planeta que interpelam a falta de compromisso da esfera pública e também a omissão por parte da iniciativa privada e cidadania. “Devemos esquecer um pouco quem são os culpados, esses elementos que trabalham em nome da riqueza, é importante apontá-los, mas de maneira que se possa dar exemplos positivos”, disse o professor.
Os estudantes de Direito Breno e Marília viabilizaram falas concretas sobre a condução do Projeto na escola e seu desenvolvimento, bem como agilizando e constituindo a coordenação para o núcleo de pesquisa da Amélia De Castro, sendo que os coordenadores serão três estudantes do 3º ano do ensino médio, que possuem dinâmica e competências adequadas para tal. Uma das temáticas norteadas e expostas para estudo e desenvolvimento do núcleo, poderá ser a aplicação da Educação Ambiental e seus temas, ao longo do trajeto e percurso de viagens do metrô, educando a população do entorno sobre várias e simples práticas que podem tornar o ambiente mais agradável.
Clique aqui e confira o álbum de fotos!
Fonte: Da Redação