O Instituto de Educação de Minas Gerais recebeu a visita dos monitores Camila Valdez, Alexandre e do Professor Elmo Júlio, para organizar as ideias de seu Projeto Socioambiental, junto ao Movimento ECOS.
Os alunos Diego e Daniel são responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, sendo que a escola escolheu como tema a ser desenvolvido "a recuperação do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte". Inicialmente partindo das realidades da instituição, que possui um conjunto de prédios que retratam a história da capital mineira, bem como a sua finalidade de funcionamento. O complexo apresenta um estilo neoclássico que lembra a renascença, com colunas e ângulos suaves em sua arquitetura e um mosaico de quadros e pinturas inconfundíveis ao estilo da época.
A preocupação com a preservação e conservação desse prédio histórico, que é um cartão postal da cidade, está ligada aos processos de infiltração de água, existente no mesmo, que inclusive foram levantados e diagnosticados pelos próprios alunos. Os prédios estão com infiltração no telhado, calhas entupidas, torneiras com gotejamento e outros problemas que danificam as estruturas.
Para tanto os alunos efetivaram levantamentos e agora irão intervir com métodos educativos através de divulgação interna sobre precauções, além de solicitar a presença de um técnico para tal e enviar comunicado à Secretaria de Estado de Educação sobre a necessidade de trabalhos de manutenção, para a recuperação e preservação do patrimônio.
"É muito plausível a atitudes desses jovens, que estão valorizando o seu espaço escolar, à história de uma época marcante da capital mineira, além de estarem associando a questão da água e seu manejo", disse o professor em visita. Os jovens do Instituto de Educação acreditam nessa possibilidade e têm intenção de transformar o projeto da escola em um projeto piloto para essa questão.
Os estudantes Diego, Daniel e toda a equipe ressaltam que por uma questão de acompanhamento das autoridades e órgãos competentes, se gasta muito mais para a futura recuperação, além de que se trata de uma questão de manutenção. A turma prevê o recondicionamento das estruturas ligadas ao fluxo de percolação da água, que poderia ser mais bem aproveitada e evitar gastos excessivos e transtornos nas repartições da escola.
A monitora Marília Norma e os estudantes de direitos Alexandre Azevedo e Camila Valdez estarão acompanhando de perto toda a fase de desenvolvimento do projeto.
Fonte: Da Redação