Ecos participa de reflexão sobre o meio ambiente


O Movimento ECOS participou de mais uma etapa de mobilização para preservar o percurso conhecido como ‘Caminho das Águas’, da Baixa Serra do Curral, região leste de Belo Horizonte. O evento organizado pelo Movimento Cultural e Ambiental (MOC-ECO), sob a coordenação do médico e ambientalista Marco Antônio Zocrato, aconteceu no último sábado (19), durante todo o dia, na aconchegante chácara do ambientalista Ayrton Mota, localizada no bairro Casa Branca, em Brumadinho.

A reflexão contou com a presença de Dom Serafim Fernandes, apoiador histórico da luta ambiental do MOC-ECO. Durante a sua fala, deixou claro que ele é mais um soldado nessa frente de batalha pela preservação da vida. “Não podemos de maneira nenhuma perder essa região. Ela é maravilhosa, das mais bonitas de Belo Horizonte, e a população precisa saber disso”, comentou depois de assistir ao vídeo produzido pela comunidade.

Pelo ECOS, da Escola Superior Dom Helder Câmara, Luiz Chaves, deixou claro que a parceria firmada entre os dois movimentos não é apenas contemplativa da natureza que ainda resta, mas, deve ser cada vez mais proativa nas ações pela sua preservação, utilizando, se necessário, todos os meios jurídicos cabíveis. O advogado José Aparecido destacou a importância de movimentos como o MOC e o ECOS na luta pela preservação ambiental, bem como manifestou o interesse pessoal e do NPJ da Escola em atuar conjuntamente com os movimentos na luta pela causa ambiental.

No final da manhã, depois da pelada de futebol, ocorreu o tradicional e especial churrasco de Javali com Galinha de Angola, do criatório de Ayrton Mota. Antes do encerramento, Dom Serafim comentou que teria um enorme prazer em visitar o ECOS e a Escola Superior Dom Helder Câmara.

Publicado em: ECOS