Conheça


O Ecos é um movimento socioambiental que trabalha em defesa do meio ambiente desde 2011, promovendo atividades culturais e socioeducativas junto às instituições de Belo Horizonte e região metropolitana. Em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio de cooperação técnica, são desenvolvidas diversas iniciativas em parceria com estudantes, docentes e diretores de instituições da rede pública e privada de Minas Gerais.

O objetivo do Movimento Ecos é contribuir para a criação de ideias e projetos que promovam a consciência ambiental nos âmbitos comunitário, social e individual. Assim, realidades muito próximas dos integrantes se tornam objetos de ações permanentes. Redução do consumo de água, de energia elétrica, de resíduos sólidos, reciclagem, conservação de parques e praças são algumas das propostas desenvolvidas pelos alunos dentro das instituições. Pedagogicamente, o movimento procura promover consciência ecológica, atitudes pessoais e comunitárias de respeito, valorização da vida e preservação do meio ambiente.

O Ecos apoia iniciativas de educação socioambiental realizadas pelos próprios estudantes e docentes das instituições parceiras e procura envolver, também, as populações locais e a comunidade acadêmica da Dom Helder Escola Superior, idealizadoras do movimento. A metodologia aplicada inclui o levantamento de dados e a elaboração de planilhas, gráficos e relatórios, que possibilitam análises e estudos relacionados à Pegada Ambiental.

A partir desse diagnóstico inicial, o movimento auxilia cada instituição a elaborar o seu projeto de educação socioambiental, por meio de oficinas de formação dos seus representantes e de acompanhamento in loco para assessorar a execução das ações propostas. O projeto pode incluir palestras, debates, mostras, oficinas, seminários, apresentações artísticas e musicais, além de outras ações e estudos relacionados a questões socioambientais. Essas atividades são escolhidas livremente pelas instituições com a participação democrática de seus estudantes, docentes e direção, assessorados pelos agentes qualificados e credenciados pelo Ecos.

O ano de atividades é encerrado com um evento público, que reúne todas as instituições e demais participantes do Ecos em uma tradicional “Caminhada Ecológica”, seguida por shows musicais, apresentações artísticas, culturais e entrega de prêmios aos melhores projetos. O tema geral desse evento, bem como data, local e formato, são definidos com a participação democrática e cidadã de todos os integrantes do movimento.

O Ecos é apartidário e sem fins religiosos. Trata-se de uma organização não governamental promovida pela Dom Helder, especialmente pelos seus programas de pós-graduação – Doutorado e Mestrado em Direito Ambiental.

Juntos, podemos!

OBJETIVOS

O Movimento Ecos tem como objetivo geral promover a sustentabilidade por meio de ações no ambiente escolar voltadas para o desenvolvimento de consciência e atitudes ecologicamente corretas. Em sintonia com essa perspectiva, busca-se a preservação dos recursos naturais e do patrimônio coletivo, em respeito aos direitos fundamentais das presentes e futuras gerações.

Seus objetivos específicos são:

  • promover campanhas de educação ambiental com vistas a sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de reduzir o consumo de água, energia e papel, gestão de resíduos, implantação de hortas orgânicas e manejo de áreas verdes;
  • inserir temas ambientais de forma transversal nas diversas disciplinas e atividades escolares;
  • desenvolver e implantar projetos, de forma integrada e participativa, que considerem um ou mais dos seis temas: água, energia, papel, resíduos, hortas e áreas verdes, considerando a máxima: pensar globalmente e agir localmente;
  • ressaltar a importância da integração das ciências jurídica, engenharia e computação para a construção de projetos sustentáveis em prol das gerações futuras;
  • incentivar o debate para a conscientização sobre os grandes problemas ambientais, identificando causas e ações que possam reduzir grandes desastres como enchentes, rompimento de barragens e incêndios florestais entre outros.

METODOLOGIA

A organização do Movimento Ecos, bem como os projetos de educação socioambiental de cada instituição, datas, locais e temas de suas atividades gerais são definidos de modo participativo e democrático, por meio da comunicação permanente entre os integrantes das Reuniões Gerais realizadas semestralmente.

Procedimentos para adesão das instituições parceiras e organograma de atividades:

  • Anualmente, o Movimento Ecos, em cooperação com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), convida as instituições da região metropolitana de Belo Horizonte para participarem do Movimento;
  • O movimento seleciona professores e bolsistas dos cursos de graduação Dom Helder, que passam a contatar e acompanhar as potenciais instituições participantes;
  • A direção da instituição interessada na participação firma termo de adesão;
  • A instituição participante nomeia o Professor Orientador e o Representante e vice do Ecos que organizam a equipe de alunos do ensino médio para serem cadastrados no sistema do Movimento Ecos;
  • Após a adesão da instituição, com a nomeação de seus professores-orientadores e a inscrição dos estudantes participantes, será realizada um seminário com a presença do Reitor da Dom Helder, SEEMG, Representantes das instituições parceiras, Diretores Coordenadores Pedagógicos, coordenação do movimento, professores, bolsistas, estagiários e estudantes de planejamento e formação na sede do Movimento.
  • As Instituições podem aderir aos editais autônomos de acordo com seus interesses.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS E CULTURAIS

Para estimular a participação e qualificação das atividades do Ecos como também, para promover o máximo desempenho escolar, são estimuladas a realização de atividades científicas, culturais, artísticas e musicais.

As atividades e projetos a serem desenvolvidos a cada ano serão objeto de edital específico, a exemplo de feira científica, olimpíada de matemática, concursos de redação, dança de rua, entre outros, inclusive atividades regionais.

Mesmo não sendo tarefa obrigatória, essas atividades estimulam a participação pela disseminação do conhecimento, valores culturais e interação social, além das premiações previstas nos respectivos editais.

COORDENAÇÃO GERAL

A coordenação do Ecos é responsável pela parte administrativa: logística, reuniões de planejamento e avaliação dos projetos, realização do processo de seleção e avaliação de desempenho dos bolsistas, estagiários, professores e pela comunicação realizada pelo Movimento Ecos.

PESQUISADORES

O Grupo de Pesquisa Científica do Mestrado ou Doutorado desenvolve estudos sobre a temática de educação socioambiental. Coordenado por um docente doutor na área ambiental, auxilia a coordenação do Movimento, participa das reuniões de planejamento, de avaliação do projeto socioambiental e dos bolsistas do Ecos.  É responsável pela formação dos bolsistas, docentes e representantes das instituições e pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas em cada instituição.

O Movimento Ecos dispõe de Grupo de Iniciação Científica para bolsistas do Curso de Graduação da Dom Helder. Os temas de iniciação à pesquisa desse grupo objetivam identificar as melhores práticas para referenciar o conceito de instituições ambientalmente sustentáveis mediante formação socioambiental.

PROFESSORES NUCLEADORES

Os professores são responsáveis pela articulação do Movimento Ecos com as instituições parceiras. Participam das reuniões de planejamento e de avaliação do projeto socioambiental. Coordenam as atividades e avaliam o desempenho dos bolsistas que atuam nesses educandários. Além disso, produzem notícias sobre o desenvolvimento do projeto para o site do Ecos.

BOLSISTAS DO MOVIMENTO ECOS

São os alunos classificados por meio de processo seletivo do vestibular no segundo semestre de cada ano. A bolsa é semestral e pode ser renovada de acordo com a avaliação mensal de desempenho no projeto socioambiental. Como contrapartida semestral, o aluno atua diretamente nas instituições definidas pelo Ecos e participa dos dias de formação.

BOLSISTAS SANTANDER

São os alunos selecionados para compor a equipe de assistência técnica. Auxiliam os professores nucleadores no planejamento e controle das atividades dsa instituições e das atividades da contrapartida dos bolsistas Ecos.

DOCENTES – ORIENTADORES

São professores da instituição-parceira do Ecos, nomeados pela direção da instituição. Juntamente com os estudantes líder e vice-líder são responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do projeto socioambiental no âmbito da sua instituição.

REUNIÃO GERAL – SEMINÁRIO

Semestralmente, haverá uma reunião geral, incluindo reitores, Secretaria do Estado da Educação, coordenação geral, pesquisadores, professores, bolsistas, estagiários, docentes orientadores e estudantes representantes das instituições. A finalidade dessa reunião, além de qualificação em educação socioambiental, será a de planejar, avaliar e decidir questões coletivas da execução do Movimento.

COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora tem como função avaliar os projetos de cada instituição, conforme edital anual e regulamento do Ecos, tendo em vista o “ranqueamento” para a premiação. Será composta por docentes da Dom Helder nomeados pela Coordenação Geral. A Comissão Julgadora poderá contar com a colaboração de Técnicos-Administrativos da Dom Helder e especialistas da área.

ASSESSORIA

O apoio, para que os projetos sejam desenvolvidos nas instituições integrantes conta com toda a assessoria de docentes, bolsistas e monitores qualificados e credenciados pelo Movimento Ecos.  A assessoria disponibiliza para as instituições apoio didático, pedagógico e cultural para o desenvolvimento de suas atividades.

Além da assessoria a ser prestada em cada instituição, o movimento conta também com o apoio da estrutura física e tecnológica da Dom Helder para sediar e apoiar os eventos de formação e qualificação dos representantes dessas instituições.

COMUNICAÇÃO

O Movimento Ecos prima pelo contato permanente com seus integrantes e instituições parceiras, com o auxílio do Núcleo de Comunicação (Necom) da Dom Helder. Para tanto, são utilizados recursos telefônicos e eletrônicos, como aplicativo (APP), e-mail, mensagens e WhatsApp. A equipe de jornalismo também produz notícias sobre as reuniões, oficinas, premiações e demais atividades vinculadas ao projeto socioambiental, que são divulgadas nos sites do Ecos (http://ecossocioambiental.org.br/), da Dom Helder e nas redes sociais. A comunicação do movimento é democrática e participativa, o que facilita a adesão espontânea de seus integrantes e promove o intercâmbio de informações.