Movimento Ecos: confira as ações desenvolvidas na Escola Estadual Maria Carolina Campos


Por Ciangeli Clark

Do nome germânico Carla, surgi Carolina nome forte, e ao mesmo tempo delicado que tem como significa “mulher do povo”, “mulher doce”, que acolhe; assim é Carol, carinhosamente chamada por sua comunidade escolar a “Escola Estadual Maria Carolina Campos”. O professor Karlyle Miyamoto Pedrosa é educador na instituição e sempre estabeleceu parceria com instituições que auxiliam na construção da educação participativa, integrada para a formação cidadã visando o despertar da consciência ecológica dos estudantes. Neste momento, relata sua trajetória até o Projeto Socioambiental Ecos.

Equipe Carolecos 2019, Praça Raul Soares - Caminhada Ecológica
Equipe Carolecos 2019, Praça Raul Soares – Caminhada Ecológica

O Mestre e seus alunos em 2013 e 2016 participaram do Projeto Manuelzão/UFMG – “Monitoramento Participativo de rios urbanos” que permitiu aos estudantes vivenciarem uma “experiência científica”, contribuindo para construção de conhecimentos ecológicos e fundamentos da Educação Ambiental. Abrindo as portas da universidade para alguns alunos contemplados com bolsa de iniciação científica júnior da CNPq. Além disso, fruto do Monitoramento Participativo, foi lançado em 2019, pela UFMG/GERDAU, o livro “Monitoramento de Rios Urbanos por estudantes-cientistas” do qual o professor Karlyle foi coautor, e que conta a participação dos estudantes do Carol nesse importante projeto. Link de acesso ao livro: Monitoramento participativo de rios urbanos por estudantes-cientistas

Projeto Sala Limpa – Em 2023 completam-se 10 anos de existência. Seguindo a lógica do “Pensar globalmente, agir localmente”, as ações desse projeto visam o cuidado com o ambiente mais próximo e frequentado pelos estudantes: a sala de aula, que passa a ser responsabilidade de cada turma, os alunos devem zelar pela manutenção da limpeza, da organização e do cuidado com as carteiras, além da economia da energia elétrica (luz). Cada turma é uma equipe que, cotidianamente é avaliada. O desempenho da turma entra no sistema de avaliação da escola, e isso refletirá na nota bimestral de cada aluno. Este projeto foi fruto de uma especialização do professor Karlyle, realizada na Universidade Federal de Lavra (UFLA) e faz parte do livro “Educação Ambiental – escola, cidade e os impactos ambientais”, lançado em 2015.

Em 2018, o Movimento Ecos inicia suas atividades no educandário e sua participação no Edital da Pegada Ambiental já demostrou o engajamento e envolvimento na redução do consumo no ambiente escolar. Já conquistaram 2 certificados “Bronze” na Pegada Ambiental e perseguem o objetivo de conquistarem o “diamante” e se tornarem uma “Escola Sustentável”. Link de acesso ao livro: Educação ambiental: escola, cidade e impactos ambientais

Ecorolina – São atividades e ações para despertar a responsabilidade socioambiental. Resultou na redução do uso de copo descartável na escola. Recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha descartado, e a criação de composteira. A escola foi alvo de reportagem da Rede Minas que mostrou como é possível realizarmos importantes mudanças quando unimos nossas forças. Link da reportagem – https://www.youtube.com/watch?v=qvQ90XlbNeg.

Projeto da Latinha – É divulgado no início do ano e o objetivo é a ideia da Sustentabilidade e dar um destino adequado aos resíduos sólidos como latinhas de alumínio e garrafas Pets descartadas. Os estudantes recolhem esses materiais ao longo do 1º semestre e a culminância ocorre num sábado letivo quando as turmas contabilizam a quantidade de materiais armazenados. Nesse dia, alguns familiares de estudantes também participam. Vence a turma que acumular mais pontos. O dinheiro obtido com a venda desses materiais é revertido para a realização do Campeonato Esportivo, uma tradição na escola. A compra dos troféus, medalhas, contratação da arbitragem e outras despesas estão garantidas com esse recurso financeiro. Uma forma de empreendedorismo ambiental realizado pelos estudantes, professores e direção do Carol.

Gincana da Latinha 2023
Gincana da Latinha 2023

Horta – Criada por estudantes e funcionários da escola. Salsinha, cebolinha, alface, couve são produtos da horta que enriquecem a merenda escolar, tornando-a mais apetitosa e contribuindo para a reciclagem da matéria orgânica (restos alimentares) que são depositados na nossa “Composteira do preguiçoso”, um aprendizado do Movimento Ecos.

Carol Sustentável – Após a adesão da escola ao Movimento Ecos, em 2018. Foi criada a equipe “Carolecos” (Carol + Ecos) que monitora e realiza as ações previstas na Pegada Ambiental, foco de atenção principal da equipe. Este projeto acabou abarcando os demais já existentes.

O professor Karlyle Miyamoto Pedrosa acompanha a equipe e desenvolve os demais editais do Projeto Ecos no educandário. Que venham mais histórias para demostrar a riqueza de ações desenvolvidas nas escolas e o engajamento de seus profissionais.