Pegada Ambiental


A avaliação da efetividade das atividades educativas socioambientais em cada escola será feita mediante a aplicação do Índice Pegada Ambiental desenvolvida pelo Grupo de Iniciação Científica do Movimento ECOS.  Esta metodologia deriva do conceito de Pegada Ecológica desenvolvida pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagal, em 1995, que considera um sistema de indicadores para medir o consumo que fazemos dos recursos naturais para obter nossos bens e serviços e para absorver os resíduos que geramos. Segundo a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) a Pegada Ecológica é considerada uma metodologia muito adequada quando se deseja avaliar a dinâmica de consumo sob a ótica da sustentabilidade, podendo ser usada para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia.

O Índice Pegada Ambiental é composto por indicadores referentes aos consumos de água, energia e de papel, geração de resíduos, reciclagem, hortas e áreas verdes, trânsito sustentável e transversalidade de temas ambientais nos conteúdos programáticos. O cálculo desses indicadores se fundamenta nas informações prestadas por cada escola participante.

No final de cada ano será emitida a certificação pautada pelo Índice Pegada Ambiental, que apresenta as classes: Menção Honrosa, Cobre, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Como toda certificação, trata-se de um processo voluntário, auto declaratório sujeito a auditorias.

O Índice Pegada Ambiental – IPA é calculado pelo ∑I8

IPA = IAG + IEN + IPP + IRS + IRC + IAV + ITS + ICA

IAG relativo ao consumo de água

IEN relativo ao consumo de energia

IPP relativo ao consumo de papel

IRS relativo à geração de resíduos (lixo)

IRC relativo ao percentual de coleta de recicláveis

IAV relativo áreas verdes e hortas na escola

IT relativo ao trânsito sustentável

ICA relativo à transversalidade do tema ambiental nos conteúdos programáticos