Prêmios


2019 – Prêmio Cidadania Metropolitana/Agência RMBH

O Movimento Ecos teve sua atuação socioambiental reconhecida mais uma vez ao ser um dos vencedores do Prêmio Cidadania Metropolitana, conferido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), órgão do Governo de Minas Gerais. Mais de 8 mil pessoas participaram da votação popular online. A entrega do prêmio foi realizada em novembro de 2019, na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, com a presença do governador Romeu Zema, além de prefeitos, deputados e membros do Judiciário e Ministério Público.

 

 

 

2018 – Prêmio Hugo Werneck – Homenagem Especial

A nona edição do Prêmio Hugo Werneck, realizada em 2018, recebeu mais de 900 inscrições e contou com 124 vencedores e homenageados. Um deles foi o professor José Cláudio Junqueira, que participa da coordenação do Movimento Ecos e recebeu homenagem especial na categoria “Sou Ecológico”. Engenheiro civil por formação, José Cláudio possui especialização e mestrado em engenharia sanitária, e doutorado em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. Foi pesquisador pleno e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam-MG) por três mandatos. Atualmente, integra o corpo docente da Dom Helder e da EMGE.

 

 

 

 

2017 – Prêmio Hugo Werneck – Melhor exemplo de educação ambiental

Em sua primeira participação no Prêmio Hugo Werneck, o Movimento Ecos concorreu com mais de 150 projetos e foi escolhido como Melhor Exemplo de Educação Ambiental do país. A cerimônia foi realizada na Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte, com a presença dos professores Francisco Haas e Luiz Chaves, coordenadores do Ecos. Considerado a mais importante honraria ecológica do Brasil, o prêmio reconheceu os trabalhos desenvolvidos pelo Ecos desde 2011 em prol da educação socioambiental no meio escolar e universitário.