Apesar de todos os esforços de conscientização para a preservação do meio ambiente, pesquisa do IBOPE Media revela que a mudança dos hábitos dos brasileiros ainda é muito lenta. De acordo com o Target Group Index, que ouviu 10.368 pessoas entre julho de 2011 e fevereiro de 2012, apenas 26% dos entrevistados disseram reciclar sempre ou frequentemente, apesar de 86% concordarem que isso é dever de todos.
Outras ações relacionadas à reutilização, redução e reciclagem, como reuso de materiais, uso de sacolas/bolsas durante as compras e evitar comprar produtos em função do tamanho da embalagem, também são pouco praticadas pela população.
A pesquisa mostra que existe uma concentração maior de “recicladores” entre as pessoas de 35 a 75 anos. A reutilização de materiais é mais evidente entre aqueles de 20 a 24 anos.
Com relação à reciclagem, não há um comportamento nacional homogêneo. Pelo contrário, há grandes distorções ao longo do país. Mais de um quarto dos brasileiros (26%) pesquisados afirmou reciclar sempre ou frequentemente. Mas este dado varia muito, chegando a 45% em Curitiba e apenas 3% em Brasília. Destes mercados, São Paulo (24%), Belo Horizonte (23%) e Curitiba (22%) são os que mais reutilizam itens.
Sacolas plásticas
As novas leis de distribuição de sacolas plásticas ainda não surtiram o efeito desejado, ou seja, uma grande redução de sua utilização. Porém o hábito de levar bolsas e sacolas próprias quando se vai às compras já está começando a ser incorporado na rotina dos brasileiros. Em Belo Horizonte, onde a lei existe desde o ano passado, quase metade da população (48%) afirma usar sempre ou frequentemente sacolas e bolsas próprias para fazer compras. Em São Paulo, este percentual ainda é pequeno (19%) e em algumas capitais do nordeste este hábito ainda tem muito a ser desenvolvido.
Na hora da compra, o brasileiro está muito longe de deixar de consumir algo por causa do excesso de embalagem. Apenas 1% afirma que o fariam em Brasília e Recife. São Paulo tem o maior índice, 7%.
Conhecimento
A maior parte dos brasileiros diz ter interesse pela natureza (71%). Mas, quando questionados sobre assuntos ligados ao meio ambiente, o conhecimento ainda é baixo. No caso das questões sobre crédito de carbono, apenas 13% dos brasileiros investigados dizem conhecer ou conhecer muito sobre o assunto. Quanto à pegada de carbono, a situação é a mesma, sendo este assunto conhecido ou muito conhecido por 15% da população. O destaque um pouco mais positivo se dá para a mudança de clima, que apresenta 68% de respondentes com algum conhecimento sobre este tema.
Outras práticas
Grande parte da população está atenta às praticas sustentáveis. Assim, 70% dizem estar dispostos a pagar mais por um produto saudável para o meio ambiente ou mesmo dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente (61%). Esforços para a redução no consumo de água, gás e eletricidade do domicílio são os mais evidentes, com índices de 73% e 72% de prática frequente. Este comportamento é maior entre os mais velhos.
Outra prática sustentável é a de se poupar água. Apenas 8% deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes.
Já 44% dos entrevistados dizem manter equipamentos como TV e computador em standy by.
Metodologia
As entrevistas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.
Fonte: Instituto Carbono Brasil