Empresas deixam de publicar relatório de sustentabilidade


Embora a responsabilidade social empresarial seja um conceito que ganha cada vez mais espaço nas empresas, levando-se em conta a disseminação do desenvolvimento sustentável, também é verdade que as iniciativas consideradas sustentáveis e a transparência das informações à sociedade ainda estão longe do ideal. Isso é o que aponta a ação Relate ou Explique, apresentada pela BM&FBovespa na segunda-feira, 18 de junho, na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

De acordo com o levantamento, que busca estimular as empresas listadas na bolsa a reportar aos stakeholders, informações relacionadas à sustentabilidade, de um total de 448 companhias de capital aberto analisadas, apenas 96 publicam relatórios de sustentabilidade ou similares (21,43%); 107 não publicam, mas explicaram porque não o fazem (23,88%) e 245 não se manifestaram (54,69%).

Já das 94 empresas que compõem a carteira vigente do IBrX – Índice Brasil, que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, em termos de número de negócios e volume financeiro, 49 publicam relatório (52,13%), 22 empresas não publicam, mas se manifestaram (23,40%) e 23 das empresas não se manifestaram (24,47%).

As companhias tinham até o final de maio para informar, no Formulário de Referência (item 7.8 – “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário”), se publicavam um relatório de sustentabilidade ou incluíam alguma informação socioambiental em seu relatório anual, indicando também onde os dados estavam disponíveis. Se não o fazem, deveriam explicar o motivo.

Fonte: Eco Desenvolvimento