Tempestade tropical perde força nos EUA


A tormenta tropical Isaac perdeu força e seus ventos caíram abaixo dos 55 km/h, em seu caminho sobre o norte da Louisiana, em meio a fortes chuvas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

 

Em seu boletim das 21h00 GMT (18h00 Brasília), o NHC situava o centro de Isaac a 55 km a noroeste de Monroe, no norte da Louisiana, e a 60 km a sudeste de El Dorado, no sul do Arkansas, se deslocando a 19 km/h.

 

Isaac segue provocando fortes chuvas no sul da Louisiana, onde matou uma pessoa, e no Mississippi, e deve provocar inundações.

 

A tormenta, que paralisou a produção de petróleo no Golfo do México, causou grandes danos ao dique de Percy Quin, perto do lago Tangipahoa, na Louisiana, ameaçando romper a barragem.

 

As autoridades do condado de Tangipahoa ordenaram a retirada de 50.000 habitantes, segundo a emissora CNN.

 

No boletim das 15h00, o NHC reportou que o Isaac provocava chuvas fortes e grandes elevações do nível das águas em sua passagem.

 

Ainda como furacão, o Isaac chegou a fazer o rio Mississippi, o mais largo da América do Norte, inverter a direção de seu curso por mais de 24 horas ao longo de mais de 200 km, destacou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

 

Na altura de Belle Chasse, cidade da Lousiana próxima da foz do rio, a velocidade das águas chegou a 5.150 metros cúbicos por segundo.

 

"Entre os poderosos ventos extremos e as enormes ondas provocadas por estes ventos, os cursos da água de vazão média ou fraca são forçados a ir em sentido inverso, até que a vazão normal ou a elevação do terreno detenha o fluxo", explicou o instituto esta quinta-feira.

 

Em Slidell, cidade situada ao norte do lago Pontchartrain, centenas de casas e empresas ficaram submersas e cerca de cem pessoas tiveram que ser resgatadas de barco.

 

Dezenas de outras pessoas ficaram bloqueadas em suas casas, pois a elevação das águas impossibilitou o tráfego por ruas e estradas. "Esperávamos por isso", afirmou o chefe de polícia, Randy Smith.

 

"Estou com medo", dizia Latoya Sanders, uma jovem de 26 anos que viu seu primeiro furacão em Slidell, enquanto a polícia levava em um caminhão seus cinco filhos, com idades entre 1 e 7 anos.

 

A tempestade é esperada no Arkansas na sexta-feira e no Missouri na noite do mesmo dia, segundo o NHC.

 

Depois de terem registrado rajadas de 130 km/h na terça e na quarta-feira, os ventos perderam intensidade, mas o principal risco são as águas, que provocaram inundações e cortes de energia elétrica.

 

Mais de um milhão de pessoas estavam sem energia elétrica em Lousiana e Misisippi, reportou na manhã desta quinta-feira o Departamento de Energia.

 

Várias regiões do Mississippi já ficaram submersas, mas os diques, construídos após os estragos provocados há sete anos pelo furacão Katrina em Nova Oreleans, resistiram.

 

Isaac pode representar um custo de US$ 2,5 bilhões para a economia americana, segundo as primeiras estimativas da empresa especializada Eqecat, uma cifra muito distante das perdas provocadas pelo Katrina em 2005, calculadas em US$ 125 bilhões.

Fonte: AFP