Expedição encontra aves raras no Ártico


Uma expedição de cientistas russos que passou três meses explorando as ilhas do arquipélago Francisco José, no Ártico, comprovou que o aquecimento global, além de provocar a redução da banquisa (cobertura de gelo), causa o aparecimento de pássaros incomuns naquele local.

 

"Exploramos 42 das 191 ilhas do arquipélago e constatamos uma redução da banquisa em relação às últimas explorações soviéticas, que datam de 1957", afirmou a chefe da expedição, a cientista Maria Gavrilo, durante entrevista coletiva em Moscou.

 

O grupo de oito cientistas russos, entre eles especialistas em Paleografia e Geomorfologia, assim como zoólogos e botânicos, fizeram novos mapas do arquipélago, levantando ao mesmo tempo espécies consideradas raras neste território.

 

"De cerca de vinte espécies de pássaros que registramos, quatro são incomuns no arquipélago", afirmou Gavrilo, citando as gaivotas das Galápagos ou de cauda bifurcada (´Creagrus furcatus´) e os patos de cauda afilada (´Clangula hyemalis´).

 

"As colônias destes pássaros se encontram geralmente mais ao sul e foi, sem dúvida, o aquecimento global que os trouxe para o Ártico", afirmou a cientista.

Fonte: AFP