Grand Canyon teria 70 milhões de anos, segundo estudo


O Grand Canyon, situado no estado de Arizona (sudoeste dos Estados Unidos), tem cerca de 70 milhões de anos de antiguidade, segundo um estudo publicado esta quinta-feira e que contradiz a informação disponível até o momento.

 

Há muito tempo os cientistas discutem a idade do imponente cânion, que tem cerca de 2 km de profundidade, cerca de 29 km de largura e 450 km de extensão.

 

A maioria acredita que se formou cerca de 5 ou 6 milhões de anos atrás, data baseada na idade do cascalho encontrado no ancestral rio Colorado.

 

No entanto, novos métodos de datação que aproveitam a desintegração radioativa do urânio mostraram que o Grand Canyon é muito mais antigo, segundo um estudo publicado esta quinta-feira na revista Science.

 

"Nossa pesquisa indica que o Grand Canyon foi talhado a poucas centenas de metros de sua profundidade atual, cerca de 70 milhões de anos atrás", disse uma das autoras do estudo, Rebecca Flowers, Da Universidade do Colorado em Boulder.

 

Os cientistas acreditam que, provavelmente, o cânion foi escavado em diferentes momentos e ritmos.

 

Flowers e seus colegas já tinham demonstrado que algumas partes da seção leste do Grand Canyon provavelmente teriam se desenvolvido há 55 milhões de anos.

 

Por outro lado, este último estudo examinou grãos minerais do fundo da parte oeste do cânion.

 

"(A existência de) um antigo Grand Canyon tem importantes implicações para entender a evolução das paisagens, a topografia, a hidrologia e a tectônica do oeste dos Estados Unidos e das cadeias de montanhas em geral", disse Flowers em uma declaração.

Fonte: AFP