Empresa faz manobra para obter créditos por uso de biodiesel


Um trem movido a biodiesel fez várias viagens de ida e volta entre o Canadá e os Estados Unidos sem descarregar em nenhum momento, com a intenção de obter milhões de dólares em créditos por usar energia renovável, noticiou a emissora estatal canadense CBC.

 

A sociedade Bioversel, baseada em Toronto, se valeu aparentemente de uma lacuna na legislação americana destinada a promover o uso de energias renováveis e afirmou que a operação, realizada em junho de 2010, é totalmente legal.

 

Ao enviar doze trens carregados com biodiesel – na verdade se tratava de um só, que fez doze viagens contínuas – ao estado de Michigan (norte), a Bioversel obteve cerca de 12 milhões de dólares em créditos RIN (renewable identification number).

 

Este tipo de crédito é cobiçado pelas empresas de petróleo americanas, que pretendem demonstrar sua preocupação por incentivar o uso de energias renováveis.

 

Após sua "importação", o biodiesel era transferido à filial americana da Bioversel, Verdeo, que o enviava ao Canadá, pagando sua "exportação" com créditos RIN "etanol", cotados em poucos centavos.

 

A manobra foi interrompida depois que uma empresa de Ontário, convidada a "importar" biodiesel, denunciou o caso à Agência de Proteção Ambiental (EPA), cuja investigação sobre o caso não foi concluída.

Fonte: AFP