Mundo está mais vulnerável, segundo Fórum Econômico Mundial


O mundo está cada vez mais vulnerável devido aos riscos ligados à crise financeira e às catástrofes naturais, alertou nesta terça-feira o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório 2013 sobre os riscos no mundo, publicado em Genebra.

 

Os riscos ligados à crise financeira "que perdura" desviam a atenção "das mudanças climáticas, enquanto os eventos climáticos extremos aumentam", escreveram os especialistas do FEM, que organizam todos os anos no final de janeiro o famoso Fórum de Davos.

 

Este relatório é baseado em uma pesquisa realizada por 1.000 especialistas e tomadores de decisão.

 

Depois de um ano marcado pelo furacão Sandy e por inundações na China, os especialistas acreditam que o aumento das emissões de gases do efeito estufa é particularmente preocupante e denunciam a incapacidade do mundo de "se adaptar a uma mudança climática", o que provoca um perigo ambiental, cujos "efeitos serão mais significativos durante a próxima década".

 

De acordo com Lee Howell, diretor do FEM e responsável pelo relatório, "a preparação nacional em relação aos riscos globais deve ser uma prioridade".

 

Para Axel Lehmann, chefe de Controle de Risco da companhia suíça Zurich Insurance Group, agora é "hora de agir" por causa do "aumento dos custos ligados a eventos como o furacão Sandy, dos enormes perigos que ameaçam nações insulares e comunidades costeiras, e da falta de soluções para as emissões de gases do efeito estufa".

 

Segundo John Drzik, Gerente Geral da Oliver Wyman Group, uma empresa de consultoria internacional, "duas tempestades, uma ambiental e outra econômica, vão acabar por colidir, se não alocarmos os recursos para reduzir o risco crescente representado pelos eventos climáticos severos, é a prosperidade das gerações futuras que pode estar ameaçada".

 

Especialistas do WEF também estigmatizam um novo fenômeno, "os ciberincêndios selvagens", desencadeados na rede por eventos como "o filme crítico Ao Islã no YouTube" que resultou em manifestações e confrontos.

 

"Em um mundo onde o papel tradicional de guarda desempenhado pela mídia perde sua importância", devemos considerar maneiras de como extinguir esses incêndios, considerou o WEF.

 

Finalmente, um outro risco denunciado em 2013 pelo FEM, a saúde, marcada "por uma crescente resistência aos antibióticos", que "pode dar o golpe de misericórdia nos sistemas de seguro de saúde".

 

Também no mundo da saúde, o FEM teme a disseminação de pandemias, "favorecida por um mundo hiper-conectado".

Fonte: AFP