Novo ano chinês é comemorado em estrutura feita de bambu


Enquanto no Brasil o final de semana foi de carnaval, na China a comemoração foi para a chegada do novo ano da serpente. Na despedida do ano do dragão, as ruas de Hong Kong ganharam um novo colorido no domingo, 10 de fevereiro, ocasião que marca o início da primavera no calendário lunar.

Durante todo o mês de fevereiro diversas manifestações culturais serão realizadas, sendo parte delas no teatro West Kowloon, uma estrutura feita em grande parte de bambu. O material é considerado sustentável por ser facilmente renovável pela natureza, de crescimento rápido e baixo custo, além de possuir reduzido consumo energético para sua produção e despontar como o maior consumidor de gás carbônico do reino vegetal.

O teatro foi projetado pela empresa chinesa de arquitetura CL3, do arquiteto Wiliam Lim. Ele é uma estrutura provisória inspirada em tradicionais teatros de bambu da década de 1950.

 

Para conseguir transformar a estrutura em um ambiente tradicional, Lim instalou folhas de nylon laranja sobre as camadas do telhado, no intuito de imitar os antigos palácios da Cidade Proibida de Pequim. Além disso, o edifício de bambu foi decorado com lanternas vermelhas e douradas, cores essas consideradas de sorte na China, segundo o site Dezeen.

Fonte: Eco Desenvolvimento