Por Amanda Barros
Um estudo divulgado este mês pela VLI, uma das principais empresas de logística integrada do país, indica que o transporte ferroviário de carga significa redução significativa na emissão de CO2 na atmosfera, na comparação com o transporte rodoviário. Isso confirma que, entre inúmeras vantagens da opção pelas ferrovias para escoamento da produção, no Brasil, o uso dos trens ganha destaque também no quesito sustentabilidade.
A pesquisa tomou como base a carga transportada por ferrovias e rodovias entre o Terminal Integrador Araguari (TI Araguari), da VLI, no Triângulo Mineiro, e o complexo portuário de Tubarão, no Espírito Santo, e um recente relatório da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que indicou métodos para a quantificação de gases do efeito estufa nas duas modalidades de transporte.
Segundo o estudo, no caso dos trens, a emissão de CO2 na atmosfera para a mesma quantidade de carga transportada por caminhões tem redução de 38%. Isso quer dizer que, enquanto os veículos rodoviários expelem 60 milhões de quilos de CO2 por mês, nas rodovias entre o Triângulo Mineiro e o litoral capixaba, o transporte ferroviário, com o mesmo volume carregado, emite apenas 37 milhões de quilo desse gás. São 23 milhões de quilos de substância nociva ao meio ambiente a menos, mensalmente.
E os benefícios dos trens não param aí: além de mais seguras, na medida em que retiram caminhões pesados das estradas, contribuindo para a redução de acidentes, as composições férreas têm capacidade para levar muito mais produtos. A cada mês, 300 locomotivas transportam o equivalente ao que seria carregado por 8,1 mil caminhões.
Sobre a VLI
A VLI é uma empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul e Centro-Atlântica, além de ativos como terminais localizados estrategicamente junto à malha ferroviária, que integram o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário de forma consolidada, e terminais portuários localizados nos eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos, São Luís e Vitória.
Fonte: Ideia comunicação empresarial