O Dia das Nações Unidas marca o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta da ONU. Com a ratificação desse documento de fundação pela maioria de seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, a ONU passou oficialmente a existir.
O dia 24 de outubro é comemorado como Dia das Nações Unidas desde 1948. Em 1971, a Assembleia Geral da ONU recomendou que o dia fosse observado pelos seus Estados-membros como um feriado público.
Em Brasília: Nações Unidas realizarão neste sábado (26), às 8h, a Caminhada Sergio Vieira de Mello, como forma de marcar os 68 anos da Organização e os 66 anos da presença da ONU no Brasil. Clique aqui e saiba mais.
Acesse a mensagem de pessoas de todo o mundo sobre a ONU, incluindo a de uma brasileira, clicando aqui.
Acesse abaixo a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia das Nações Unidas 2013.
"O Dia das Nações Unidas é uma oportunidade de reconhecer o quanto esta Organização de valor inestimável contribui para a paz e o progresso comum. É um dia para refletir sobre o que podemos fazer para melhorar a nossa visão de um mundo melhor.
A guerra na Síria é o nosso maior desafio de segurança. A vida de milhões de pessoas depende da assistência dos funcionários humanitários da ONU. Os especialistas da ONU estão trabalhando lado a lado com a vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a Organização para a Proibição de Armas Químicas, para destruir o arsenal na Síria. E buscamos uma solução diplomática para acabar com o sofrimento que já longe demais.
O nosso desafio mais urgente ao desenvolvimento é tornar a sustentabilidade uma realidade. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio reduziram a pobreza para a metade. Agora temos de manter o “momentum”, desenvolver uma agenda de desenvolvimento pós-2015 igualmente inspiradora e atingir um consenso para as alterações climáticas.
Este ano mais uma vez vimos as Nações Unidas chegarem a um consenso por causas como os conflitos armados, direitos humanos, meio ambiente e muitas outras questões. Nós continuamos demonstrando o que a ação coletiva pode fazer. Podemos fazer ainda mais.
Num mundo que está mais interligado, temos de ser mais unidos. No Dia das Nações Unidas, vamos nos empenhar para viver de acordo com os nossos ideais fundadores e trabalhar em conjunto pela paz, desenvolvimento e direitos humanos.”
Fonte: ONU – Brasil