Campanha da ONU levará lâmpadas solares a campos de refugiados


Se depender da Fundação IKEA, os acampamentos da agência ONU em países como Bangladesh, Chade, Etiópia e Jordânia não terão mais problema de falta de energia. Isso porque a companhia privada está arrecadando investimentos para fornecer lâmpadas solares para essas áreas.

É comum os acampamentos para refugiados (ACNUR) não terem acesso à energia. Durante o dia, tais lugares são iluminados com a luz solar, mas quando a noite chega a situação se complica. Além de atrapalhar a realização de atividades básicas, a segurança também é menor.

Para amenizar esse problema, a Fundação IKEA lançou a campanha “Vidas mais brilhantes para refugiados”. Durante dois meses, para cada lâmpada LED vendida pela empresa, um euro será doado para a agência. O dinheiro será usado para a compra de lâmpadas solares, lanternas solares e outras tecnologias de energia sustentável.

“Em 2013, mais de dois milhões de pessoas tornaram-se refugiadas – um recorde em quase 20 anos. O apoio do setor privado torna-se mais crucial e mais urgente. Essa campanha representa um novo e único capítulo em nosso relacionamento com a Fundação IKEA, a maior parceira do ACNUR no setor privado. Juntos, esperamos conseguir transformar as vidas de muitos refugiados”, disse o alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres.

Fonte: CicloVivo