Projeto Socioambiental 2014 é discutido com bolsistas


Nesta segunda feira (17) os alunos do curso de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, bolsistas beneficiados pelo Movimento Socioambiental e Jurídico ECOS, estiveram reunidos com o professor José Claudio Junqueira, no período da manhã (de 11h30min as 12h30min) e da tarde (de 17h30 as 18h30), para estabelecerem as tarefas a serem desenvolvidas durante o ano de 2014 com as escolas parceiras do ECOS.

 

No decorrer deste ano as equipes formadas por alunos das instituições inscritas participam de uma disputa que busca a interação dos jovens com o meio ambiente, visando mudanças de hábitos em prol da sustentabilidade, o Projeto Socioambiental 2014. A atividade é realizada em parceria com o Mestrado em Direito Ambiental da Dom Helder. O professor Junqueira é o responsável pela qualificação dos bolsistas da graduação, designados a assessorar mensalmente as escolas na implantação de cada projeto.

 

As equipes participantes poderão elaborar e divulgar seus trabalhos, tendo como foco o uso sustentável das águas, energia e a redução de resíduos sólidos em suas Escolas. As reuniões desta segunda-feira tiveram como objetivo estabelecer um método para diagnosticar o consumo de água e energia, além da geração de resíduos sólidos em cada umas das instituições assessoradas pelos bolsistas. “Neste primeiro semestre, ao trabalharmos as questões envolvendo resíduos, vamos focar no papel, que é o principal material de consumo das escolas. Traçaremos um perfil do uso e iremos diagnosticar como é tratado o pós-consumo deste material. Em seguida, o trabalho do bolsista será discutir nas instituições qual o valor econômico, social e ambiental de não atirar esses resíduos de papel no lixo e incentivar o envio para a reciclagem”, destacou Junqueira.

 

Durante as reuniões foram apresentados sites de referência para pesquisas sobre sustentabilidade, ciclo da água, produção do papel, curiosidades, gestão de resíduos, consumo consciente, entre outros temas. Para a estudante de Direito Laura Barros o encontro serviu para “refletir e debater sobre o quanto de atividades desempenhadas nas escolas tem excessivo gasto de água, energia, papel e seus impactos na sociedade e no meio ambiente”.

 

Realidade das escolas

 

O Projeto Socioambiental 2014 visa discutir o consumo consciente nas escolas públicas estaduais que vivem hoje realidades bem distantes do termo sustentabilidade. De acordo com a bolsista Dayane Cristina de Souza, o grande problema da escola que assessora é energia. “Há casos de gato, salas em que as luzes precisam ficar acesas 24 horas, pois se apagadas podem não acender mais, além de um grave problema com curto circuito ocorrido há três anos. Meu objetivo é buscar, além da questão da reciclagem, algo bem concreto voltado para o consumo energético. Tenho a esperança de que o projeto 2014 será muito produtivo”, afirmou Dayane.

 

Segundo relatos dos bolsistas, a partir dos diagnósticos, que já começaram a ser feitos nas escolas, muitas ações de sustentabilidade foram levantadas pelos setores de coordenação, professores e alunos. “A partir dessas ideias e dos diagnósticos que estamos realizando, acredito que muitas ações poderão ser concretizadas, pois é nítido o interesse das instituições no projeto”, concluiu Laura.

 

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Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS