Evento em Cotriguaçu discutirá mecanismos para o desenvolvimento territorial


           

Assessoria Forest – A Fazenda São Nicolau, gerida pela ONF Brasil, filial da ONF (Office National des Forêts, o serviço florestal Francês), vai realizar um encontro na próxima quarta-feira, dia 30, em Cotriguaçu, com organizações parceiras a fim de desenhar o funcionamento da Plataforma Experimental para a gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal – PETRA. O projeto é baseado em um mecanismo de gestão coletiva inovador que está em fase de experimentação. "Através do PETRA poderemos identificar soluções e problemas no território e trabalhar de forma coletiva entre organizações publicas e privadas", diz Jean Marie Laurent, coordenador bilateral do projeto.

O Projeto PETRA visa contribuir com uma gestão territorial sustentável no noroeste de Mato Grosso, região que sofre enorme pressão por conta do desmatamento. "A longo prazo pretendemos aumentar a abrangência da plataforma e trazer elementos sólidos para contribuir na formação de políticas publicas", explica Laurent. “Com ela pretendemos iniciar um olhar para fora da fazenda, e não apenas para dentro”.

A Fazenda São Nicolau é um Poço de Carbono Florestal, e é a primeira área de reflorestamento misto a obter o registro VCS no Brasil e a segunda na América Latina. São 1800 ha de área reflorestada, 7200 ha de floresta nativa. Ao todo já foram plantas na fazenda 2 milhões de árvores de 51 espécies diferentes. Iniciado em 1998, o Projeto tinha como meta reflorestar 1800 há de pastagem, mas a fazenda se transformou numa estação de pesquisa e hoje oferece um ambiente único para trabalhar em reflorestamentos.

 

Fonte: Pauta Ambiental