Ana de Carvalho e ECOS unem forças


Na última terça-feira (29) o professor Elmo Júlio visitou a Escola Estadual Ana de Carvalho para auxiliar no desenvolvimento das atividades, em parceria com o ECOS, para o Projeto Socioambiental. O encontro se deu com a formação de uma mesa redonda, cujo assunto principal foi a elaboração de ideias e segmentos para a produção do tema central a ser trabalhado pela instituição na disputa 2014.

 

O professor abordou assuntos emergentes que fazem parte das preocupações vigentes em todo o planeta, tais como: água, energia e resíduos sólidos. O núcleo, muito interessado e coordenado pela aluna Stéfani, esteve atento a todos os detalhes da reunião em que os possibilitadores ambientais para a condução e planejamento do projeto na escola foram destacados por Elmo, citando quais seriam as preocupações a serem observadas pelos jovens estudantes no ambiente escolar e seu entorno.

 

Os alunos apontaram alguns aspectos e fatores interessantes sobre a questão do lixo, a má utilização da água e o desperdício de energia, os quais poderiam ser minimizados quando utilizados de forma ambientalmente correta. Neste sentido a Ana de Carvalho essa semana será observada com maior critério, para que medidas de auxílio possam surgir para contribuir com a atual problemática ambiental.

 

A aluna Stéfani deixou claro para o grupo que a ideia não é cuidar somente da instituição, mas que ela seja usada como o centro irradiador de consciência para toda a comunidade escolar, famílias em entorno do bairro Silveira. Os alunos se propuseram a investigar, durante os próximos dias, qual será o elemento base de suas ações, priorizando medidas e metodologias a serem tomadas para o desenvolvimento do Projeto. O intuito é dar início às mobilizações e apontar fatores que poderão auxiliar na conquista dos objetivos de racionamento de recursos e ou aproveitamento de resíduos, que indelicadamente são interpretados como lixo.

 

Assim que a escola definir sua temática e ou ideia central de trabalho a monitora Laura Monteiro, que acompanha a instituição, irá auxiliar a equipe na fase de planejamento.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS