A cada carro zero comercializado, as concessionárias são obrigadas a plantar uma árvores. Esta é a proposta de lei criada pelo deputado Wilson Santos (PSDB) para o estado do Mato Grosso. A medida seria uma forma de compensar parte do impacto ambiental gerado pelos automóveis.
De acordo com o deputado, o plantio deve ser feito em área de proteção ambiental administradas pelo governo estadual, parques, reservas, estações ecológicas, entre outras áreas de preservação. Para ele, está é uma forma de compensar a falta de políticas urbanas direcionadas também ao meio ambiente. “Nada mais justo do que os responsáveis por estas vendas ajudarem o poder público a melhorar o ar que respiramos”, opinou.
Por se tratar de um projeto de lei, a proposta ainda precisa ser aprovada na câmara dos deputados e sancionada pelo governado local. Mesmo assim, Santos já prevê a aplicação de multas a quem não cumprir a medida, com a arrecadação sendo revertida a projetos de reflorestamento.
“A compensação ambiental é um importante passo para contribuirmos para a sustentabilidade. Tudo isso ressalta o importante papel da arborização, tanto em áreas urbanas, como rurais, com impactos ambientais atenuados”, lembra o deputado.
Exemplo no interior de São Paulo
A cidade de Sorocaba, no interior de SP, já possui uma legislação semelhante. De acordo com a lei nº 8.568/08, as concessionárias de veículos automotores são obrigadas a plantar árvores para cada veículo zero-quilômetro vendido no município. O plantio deve seguir as regras estipuladas pela Secretaria de Meio Ambiente, que escolhe o local e a espécie usada na compensação.
Fonte: CicloVivo