Vovô sírio transforma lixo em brinquedos para crianças refugiadas


kareem-vovo-sirio-brinquedo-aviao

Síria enfrenta, desde 2011, uma triste guerra civil. Cerca de 10 milhões de adultos e dois milhões de crianças estão em campos de refugiados em países vizinhos. O carpinteiro Kareem, de 65 anos, vive com sua família no deserto da Jordânia. O abrigo onde mora está longe de ser confortável. Mas nada disso abala o vovô, que faz brinquedos com o que encontra no lixo para deixar a rotina de seus netos e das crianças da vizinhança mais leve.

Kareem levava uma vida agradável na Síria ao lado de seus 14 filhos. Eles eram donos de uma grande fazenda, tinham casas confortáveis e várias lojas em um vilarejo próximo à cidade de Homs. Quando a guerra começou, homens armados invadiram sua casa e ameaçaram matar sua família, a menos que ele entregasse suas economias. Foi quando decidiu abandonar tudo o que tinha construído em busca de um lugar mais seguro.

UNHCR – agência da ONU para refugiados – e diversas ONGs oferecem o necessário para que famílias como a de Kareem possam viver com o mínimo dedignidade. Os refugiados têm casa, comida e roupas. Mas não há como negar a tristeza de deixar tudo para trás. “Fora daqui tínhamos conforto, uma casa boa e limpa. Quando chegamos, estava tudo sujo”, conta ele em entrevista para a UNHCR. “Mas tudo bem. É melhor do que nada. Agora estamos acostumados e felizes. Não podemos negar isso”.

Hoje, a maior reclamação de Kareem é a falta do que fazer. E, para acabar com o problema, ele decidiu usar o tempo livre para garantir a brincadeira da criançada. “Aqui é muito entediante. A única coisa que podemos fazer é comer e dormir… ou dormir e caminhar. É bom fazer algo para manter a mente ocupada”, explica.

Kareem usa sua habilidade de carpinteiro para fabricar brinquedos. Tudo é produzido com itens encontrados no lixo, como espumas de isolamento, cordas e arames. “Fico muito feliz quando vejo meus netos e outras crianças brincarem com as coisas que faço. Meu estresse vai embora”, diz.

kareem-vovo-sirio

Um avião se destaca entre carrinhos, bicicletas, flores e outas peças feitas por Kareem. “Não pensava em guerra quando o fiz”, explica. “Eu viajava muito a trabalho para Arábia Saudita, Bahrein, Dubai. Adorava viajar de avião. Mas a imagem que nos marcou foi a de quando as aeronaves vieram nos bombardear. Fiz este brinquedo para nos lembrarmos daqueles aviões que eu amava”. Ele espera que, com suas criações, as crianças possam se distrair, ocupar suas mentes e imaginar um futuro melhor, onde poderão pilotar e andar de carro sem medo.

“Se eu pudesse, faria brinquedos ainda melhores”, conta Kareem, cujo maior desejo é voltar para casa. “Neste momento, eu quero paz e amor de volta à Síria. Nós éramos tão felizes… Espero que a gente possa voltar para o nosso país e ter esses dias de alegria de volta”.

Fonte: Planeta Sustentável