IEMG dá sequência ao Projeto Socioambiental 2015


Na última quinta feira (18/06), os representantes do Movimento ECOS, mais uma vez, efetivou visita ao Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Recebidos pelas alunas coordenadoras Cláudia Luiza e Vitória, a equipe se agremiou para segmentar os enfoques e temáticas sobre a participação efetiva da escola no Movimento em 2015.

 

Após a reunião do dia 13/06, coordenada pelo professorFrancisco Hass e equipe, a instituição apresentou suas propostas de projeto, dos quais norteiam as realidades da escola, que está inserida no centro de Belo Horizonte e precisamente na área hospitalar.

 

A visita do ECOS, representado pelo professor Elmo Júlio, teve como intuito focar as estratégias e planejamentos para dar sequência ao projeto.

 

Primeiramente a equipe do IEMG decidiu diminuir os impactos sobre os resíduos que são gerados no interior da escola e entorno, principalmente ao que se refere às embalagens de sucos e refrigerantes. Mediante ao tamanho da instalação e seu número de alunos, os jovens atuantes decidiram colocar fim ao mau uso e descarte desses materiais, reaproveitando as embalagens e transformando-as em objetos de uso de limpeza e outros, tais como lixeiras e vassouras.

 

Para que o projeto prossiga e consiga atingir alguns de seus objetivos, o professor Elmo salientou a necessidade de mensurar desde o início a quantidade e volume desses materiais, averiguando passo a passo os resultados obtidos na empreitada.

 

“É necessário observar a origem desses materiais, os motivos que os levam ao descarte inadequado, transformando esses objetos simplesmente em lixo, observar a quantidade diária, o volume e os impactos capazes de causar, e, para melhor compreensão do problema, é necessário levantar esses dados, bem como organizá-los em planilhas específicas”, orientou o professor.

 

A equipe pretende mobilizar todo o complexo da escola e atingir o entorno, pois esses espaços são considerados, também, espaço escolar e de suma influência para os jovens. Campanhas organizadas pelos alunos, no interior e exterior da instituição, será o método adotado pela equipe.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS