Questão energética motiva jovens da Flávio dos Santos


Na quinta-feira (02), os representantes do Movimento ECOS, professor Elmo Júlio e a monitora Laura Monteiro, estiveram em visita à Escola Estadual Flávio dos Santos. A equipe formada por estudantes do ensino médio e coordenada pela professora Elisângela, se reuniu para debater a questão do direcionamento das ideias proposta no desenvolvimento do “Projeto Socioambiental 2015”. O enfoque para este ano será a energia, questão essa que a instituição vem se preocupando desde 2013 e recebendo apoio do ECOS, através da Escola Superior Dom Helder Câmara.

A professora Elisângela, muito empenhada e contando com a participação de uma equipe muita disposta, vem conseguindo transformações importantes na escola, tal como mudar parte do sistema de eletricidade que, segundo ela, estava no caos. Essa conquista foi concluída em 2014 com a preocupação de gastos excessivos que se registravam nas contas mensais da instituição de ensino, também a questão do perigo que as instalações ofereciam. Na ocasião o Movimento ECOS conseguiu que a Cemig visitasse a escola para todos os cuidados e ações.

Agora, com novas instalações, a equipe quer monitorar de perto a questão dos gastos e consumo, que primeiramente está com uma campanha muito otimista na metodologia do projeto, incluindo artes, esportes e técnicas matemáticas para atingir seus objetivos, voltados para a diminuição de gastos e contribuição para a questão energética que gera inúmeras preocupações ao Meio Ambiente. Várias campanhas serão efetuadas para que os jovens adquiram receita para movimentar o projeto que também terá outras ramificações, envolvendo resíduos e água.

“Mesmo que o foco da Flávio Dos Santos seja a energia, é muito legal e plausível que a escola se preocupe, em uma conjuntura, com a questão do racionamento de água e reaproveitamento de descartes sólidos, sendo que nessa linha de atitudes quem ganha somos todos nós e o planeta”, salientaram o professor Elmo e a monitora Laura.

Espera-se muito desse projeto da Flávio dos Santos, mesmo porque a escola vem se preocupando com a questão energética desde 2013 e é uma instituição que demonstrou muita capacidade e conquistas junto ao Movimento ECOS.

Estiveram presentes no encontro os alunos:

Fernanda de Jesus Gomes

Dauniane de Oliveira

Isamara Ramos de Oliveira

Yandra Rayssa

Francielly Natally da Rocha

E as professoras:

Rose Araujo

Elisângela Rodrigues

Publicado em: ECOS