Professor leva horta para dentro da sala de aula para intensificar aprendizado e cativar alunos –
“Cada dia é uma oportunidade de fazer algo grande para mudar o mundo”. Todos os dias, o professor norte-americano Stephen Ritz vai ao trabalho para fazer a sua parte e contribuir para um mundo melhor. Através do projeto Green Bronx Machine, ele encontrou uma forma de ensinar práticas sustentáveis aos alunos e despertar o interesse sobre agricultura e cultivo de hortaliças e legumes orgânicos.
O projeto foi criado a partir de um acidente, no Bronx, em Nova Iorque, quando um bulbo de uma flor (narciso) foi deixado atrás de um radiador pelo professor. Semanas depois, nasceram diversas flores no local e os alunos ficaram curiosos e interessados sobre o acontecimento. A partir daí, Stephen decidiu inserir educação ambiental na prática, levando os alunos para cultivar plantas em terrenos improdutivos na região.
As aulas de ciências tornaram-se muito mais interessantes quando os alunos começaram a “colocar a mão na massa” e criar suas próprias “paredes comestíveis”– estrutura onde são produzidos legumes frescos e orgânicos. “As crianças realmente acreditam que são responsáveis pelo plantio. Isso fez a frequência escolar aumentar de 43% para 93%. Os alunos vêm para a escola para cuidar de suas plantas, eles querem vê-las tendo sucesso. Ao longo do caminho, as crianças têm sucesso também”, diz Stephen.
Além de promover a consciência ambiental, o professor ensina aos alunos a importância de uma alimentação saudável, já que a maioria dos alunos são moradores do sul do Bronx e têm terríveis dietas baseadas em fast food e refrigerantes.
Veja abaixo vídeo e algumas fotos deste projeto inspirador:
https://www.youtube.com/watch?v=TFyqH94h3WM
Laísa Mangelli