O Movimento Socioambiental e Jurídico ECOS continua as suas buscas e realizações dentro das propostas para este ano. Após a última reunião, em que as 23 equipes das escolas parceiras apresentaram suas iniciativas e ideias para o desenvolvimento do Projeto Socioambiental 2016, a equipe coordenadora e de assessoria tem dado continuidade aos trabalhos de acompanhamento, para que os jovens possam receber o apoio necessários no desenvolvimento de seus amplos ideais.
As escolas vêem recebendo as visitas dos estudantes de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, jovens que são agraciados pela obra social do Movimento ECOS com o recebimento de bolsas de estudo para concluírem o curso da graduação em direito. Boa parte desses estudantes pertenciam anteriormente às escolas parceiras do ECOS, adquirindo suas bolsas através da participação de suas instituições anteriores.
As visitas são realizadas em um sistema de monitoria, cujos estudantes da Dom Helder efetivam os encontros no sentido de reorientação e esclarecimentos afins, para que as equipes possam organizar melhor suas tarefas e atividades propostas pelo edital. Essas visitas tornam-se importantes para o prosseguimento e organização, direcionando as escolas em conquistar os seus objetivos propostos, distribuídas nas 4 categorias escolhidas por cada uma delas.
A monitoria por sua vez, eleita pela coordenação, representada pelas estudantes Larissa Ribeiro, Samara Firmino, Sueli Xavier e Thalita Rocha, correspondentes do ECOS, é responsável pelo conjunto de escolas que lhe foram atribuídas, recebendo orientação do professor Elmo Júlio de Miranda e capacitação técnica do professor José Cláudio Junqueira, alem da coordenação Geral do professores Francisco Haas.
Atualmente, observa-se as parcerias em conjunto, como uma única chave mestra, que se preocupa em abrir a porta de entrada que pode dar início a uma nova trajetória para a educação de ensino regular e superior, visto as preocupações que interiorizam o Movimento: as melhorias sócio-ambientais que todos nós podemos lutar, alcançar e conquistar, mesmo que a iniciativa possa parecer minúscula, mas que se faz multiplicada pela riqueza de seus valores e desejo de integração em um plano de fazer acontecer, doando a sua parcela.
São esses os esforços que as equipes das escolas parceiras e integrantes do ECOS vêem tentado fazer e realizar no Movimento, utilizando de todos os seus esforços, com o que têm em suas mãos, mente e sentimentos, coletadas de suas realidades com a perseverança de seus professores orientadores, diretores e funcionários.
"Torna-se plausível essa conjuntura, escola pública e iniciativa privada, ainda mesmo porque prossegue com evidência que é possível planejar e unir forças no sentido de buscar a transformação de posturas na relação homem-natureza e se ter atitudes positivas nas melhorias em prol do planeta, realmente é muito plausível", relata o professor Elmo Júlio.