Humanidade passará a viver “a crédito”


Humanidade passará a viver "a crédito" a partir de segunda 

ONGs calculam que nesta data estarão esgotados os recursos que o planeta Terra é capaz de renovar por um ano

Humanidade passará a viver "a crédito" a partir de segunda  Roberto Scola/Agencia RBS

Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

Na próxima segunda-feira, a humanidade terá consumido a totalidade dos recursos que o planeta é capaz de renovar em um ano e passará a viver "a crédito" até 31 de dezembro. O cálculo foi feito pela ONG Global Footprint Network, lembrando que esse momento tem chegado cada ano mais cedo.

O dia 8 de agosto vai marcar, para a Terra, neste ano, o Earth Overshoot Day (Dia de Sobrecarga da Terra). A partir dessa data, "viveremos a crédito", anunciou a organização em um comunicado conjunto com a ONG WWF.

Para fazer o cálculo, a Global Footprint leva em conta a emissão de gases causadores do efeito estufa, os recursos consumidos pela pesca, pecuária e agricultura, assim como as construções e o uso de água. Em 2015, o Earth Overshoot Day foi em 13 de agosto. A data "avança inexoravelmente desde os anos 1970", afirmam as ONGs. Naquele ano, esse dia chegou em 23 de dezembro.

"Para satisfazer nossas necessidades, atualmente, precisamos do equivalente a 1,6 planeta" por ano, disseram ambas as organizações. "O custo desse consumo excessivo já é visível: escassez de água, desertificação, erosão do solo, queda da produtividade agrícola e das reservas de peixes, desmatamento, desaparecimento de espécies", lista o comunicado."Viver a crédito só pode ser provisório, porque a natureza não é uma jazida, da qual podemos extrair recursos indefinidamente", afirmam.

Emissões atingem níveis recordes

As emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa, são o maior fator desse excesso, visto que representam "60% da nossa pegada ecológica global", afirmam a WWF e a Global Footprint.Segundo o Relatório Anual sobre o Estado do Clima, um documento publicado na terça-feira, de cuja elaboração participaram 450 cientistas do mundo todo, as emissões de gases causadores do efeito estufa atingiram níveis recordes em 2015.

Fonte: Vida e Estilo