O Movimento Ecos em sua 6º edição em 2016 alcança sua fase final. As equipes das escolas participantes estão finalizando suas atividades, buscando concretizar seus projetos e atingir as metas desejadas.
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Neste ano, a equipe coordenadora do Ecos estruturou a agenda e elaborou iniciativas que possibilitaram maior e melhor desempenho das equipes. Foram realizadas inúmeras reuniões no intuito de aprimorar as atividades, contando com o apoio da monitoria, integrada pelos estudantes do curso de Direito da Dom Helder Escola de Direito.
Houve mais desempenho e assiduidade nas atividades propostas pelas equipes das escolas parceiras que, em breve, enviarão as últimas tarefas. O destaque nas últimas semanas fica para a Caminhada Ecológica, no final de setembro, em prol da Bacia do Rio São Francisco, que reuniu cerca 3.000 estudantes, professores, diretores e outros profissionais, com muita dedicação, seriedade e brilhantismo.
O Movimento Ecos, apoiado pela Dom Helder Escola de Direito, atingiu aproximadamente 40 escolas públicas da Rede Metropolitana de Belo Horizonte através de suas oficinas e palestras, das quais o Projeto leva a sua bandeira sobre questões sócio-ambientais, incentivando, mobilizando e dinamizando os jovens estudantes do ensino regular que tenham um aprendizado integrado à educação formal.
O Ecos propõe atividades diversificadas, que proporcionem melhor entendimento sobre consumo, resíduo, reaproveitamento e reciclagem, além de rever toda a situação na relação homem-natureza, nos sentidos coletivos e de interdependência, atitudes que possam transformar o ambiente contribuindo para a melhor sobrevivência.
A construção que se observa na relação do Movimento com as escolas públicas é a de que a Educação Ambiental está em exercício e faz parte do cotidiano da educação e escola, inserindo-se como uma ferramenta fundamental na formação consciente do jovem sobre sua responsabilidade e seu papel social. Esses estudantes, além de participarem e ampliarem seus conhecimentos, passam a ter maior possibilidade de inserção social, visto que nessa contribuição adquirem competências importantes. Essa parceria torna-se importante também devido à seleção de bolsas de estudo para os cursos de Direito e de Engenharia, que são ofertadas no segundo semestre do ano letivo.
O esforço vindo tanto do Projeto quanto das escolas, juntos e separadamente, são necessários e extremamente difíceis, levando em conta a carência estrutural em que educação pública está inserida. Implementar projetos que são base da Educação Ambiental, possibilita a própria escola a rever questões importantes, inclusive a de sua própria realidade, que muitas vezes não está descrita em um planilha quantitativa dos que gestam a educação. Mesmo diante de todas essas dificuldades e questões adversas, o Movimento Ecos, desde 2011, dribla todos esses problemas, analisando os obstáculos e recriando as bases que estão no plano da Educação Ambiental, contribuindo com a sua essência social, democrática e cidadã.
Segundo o professor Elmo Júlio, professor articulador nas escolas parceiras, nesses seis anos do movimento, o Projeto Ecos continua a cumprir com suas propostas e desafios, evidenciando que a causa ambiental é uma causa possível.