Especialistas da ONU pedem mudanças ‘sem precedentes’ para limitar mudanças climáticas


Delegados e especialistas na cerimônia de inauguração da reunião sobre mudanças climáticas da ONU em Incheon, Coreia do Sul, em 1 de outubro de 2018. Foto (AFP)

O mundo deverá fazer transformações “rápidas” e “sem precedentes” nos setores como a energia, a indústria ou as infraestruturas se quiser limitar o aumento das temperaturas a 1,5 ºC, asseguram os especialistas da ONU sobre as mudanças climáticas (IPCC).

Em um relatório de 400 páginas publicado nesta segunda-feira, os cientistas expõem os numerosos impactos climáticos enfrentados pelo planeta e que poderão aumentar caso as temperaturas subam mais de 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais: ondas de calor, extinção de espécies, desgelo das calotas polares, entre outros efeitos.

“Cada pequeno episódio de aquecimento adicional importa, sobretudo porque superar os 1,5 ºC aumenta o risco de mudanças profundas ou até irreversíveis, como a perda de alguns ecossistemas”, explica Hans-Otto Pörtner, co-presidente desta reunião do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC por suas siglas no inglês), em que participaram pesquisadores e representantes dos Estados na semana passada na Coreia do Sul.

Clique aqui, confira a matéria completa.