ECODOM ampliou seus horizontes e criou raízes na cidade de Sabará


Por Ciangeli Clark, Elmo Julio de Miranda e Souza e Gesun Fernandes Prestes

O Movimento Socioambiental EcoDom, encontra-se em fase final, com entrega dos relatórios das tarefas realizadas nas instituições parceiras em 2018.

O Projeto ECOS vai deixar um legado para a comunidade escolar, uma nova proposta de ensinar, desenvolver e planejar a Educação Ambiental.

O Projeto propõe a educação em espaços formais, não formal e informal, envolvendo professores, alunos, direção, coordenação, supervisão, trabalhadores da educação e comunidade, buscando demonstrar que todos ensinam e aprendem no mesmo espaço, e ao mesmo tempo. Esclarecendo que a Educação Ambiental deve ser interdisciplinar, transdisciplinar, para os conteúdos encontrarem suas aplicações, e suas implicações no meio ambiente.

As tarefas elaboradas pelas instituições se comprometem a construir ações para modificar e reestruturar velhos hábitos enraizados, propondo novos métodos que respeitem o meio ambiente e promovam a cultura da preservação ambiental.

As escolas produzem grande quantidade de resíduos sólidos e com o desenvolvimento do Projeto ECOS vêm modificando hábitos e criando a cultura do descarte responsável. Levando o aluno a perceber que a melhor reciclagem e a cultura do não consumo, não desperdício. O ECOS quer a integração do homem ao meio ambiente, e para tanto, o melhor caminho para se educar ambientalmente é conscientizar os jovens para que tenham uma atuação maior nos espaços em que vivem.

A expansão do ECOS já é uma realidade, a  histórica cidade de Sabará conta com 04 (quatro) instituições inscritas no Projeto Ecos, sendo elas; “Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco”, “Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana”, “Escola Estadual Zoroastro Vianna Passos”, e a “Escola Estadual General Carneiro”, desenvolvendo um trabalho ambiental que capacitará alunos, professores e comunidade escolar à discutir os problemas ambientais recorrentes na comunidade com uma visão mais crítica.

Assim as escolas estão implantando temas ambientais com o trabalho interdisciplinar. Ações para redução na geração, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos e também moderação no uso dos recursos hídricos e elétricos. A participação e envolvimento são ampliados com atividades extras do Projeto, como o “Concurso de Dança de Rua” e “O Garota e Garoto Ecos” tendo um grande número participantes.

Sabarabucu é conhecida pelo patrimônio cultural constituído de lindas igrejas e belos casarões que guardam histórias e convidam ao estudo e a reflexão, hoje conta com dois grandes empreendimentos a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Minas Gerais (COPASA) instalada nas margens do Rio das Velhas, Onça e Arrudas que trata parte do esgoto da região metropolitana de Belo Horizonte, e o Aterro Sanitário –  Centro de Tratamento de Resíduos Macaúbas que recebe lixo de 12 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte cerca de 2,5 mil toneladas por dia.

A população sabaraence em suas instituições já percebem as implicações e discutem pontos positivos e negativos desses empreendimentos na sociedade, bem como a necessidade de preservar o patrimônio cultural artístico e social. Propostas intrínsecas nas diretrizes gerais do movimento ECOS que busca o diálogo e o estudo dos temas ambientais.

As ações humanas e seus empreendimentos devem ser vinculados no intuito de mensurar suas implicações e transformações, para entendermos a dimensão dos problemas ambientais precisamos de uma população instruída e participativa para proteger e preservar o meio ambiente.

A “Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco” O Diretor Túlio Calixto dos Santos conta-nos que a escola está localizada as margens do Rio dasVelhas, tem no seu entorno, a paisagem da Igreja da Nossa Senhora do Carmo patrimônio cultural com acervo barroco e da Praça do Barão local de encontro e festas populares da cidade. Nosso estimado professor recebeu a Comenda de Educador de Minas 2018, pelo reconhecimento ao seu trabalho. Profissional engajado e dedicado que não poupa esforços para desenvolver um trabalho de excelência na escola. Tem como colaboradores a Supervisora Paula Fernanda de Freitas e o Professor Walerson Gonçalves Pereira que vem desenvolvendo o projeto interdisciplinar e conta com o apoio do corpo discente e parcerias que já são percebidas.

A escola fez uma importante aliança com a fábrica de vassouras de garrafa Pets, a empresa UNIAPOMG que reaproveita as “Pets” recolhidas pelos alunos. Integrantes do Projeto ECOS realizaram uma visita orientada à referida empresa, reconhecendo todo o processo de fabricação, produção e montagem das vassouras, o que agregou conhecimento e valor aos reutilizáveis.

A “Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana”, localizada próxima ao Santuário de Santo Antônio de Roças Grande, tem como Diretor Dalvino Cândido Lobo Filho, conta com o apoio da Vice Diretora Vânia do O Sebastião Martins, da Supervisora Janice de Souza Santos Silva, da professora Gabriela Rodrigues de Melo que desenvolvem um trabalho humano e social. A escola dispõe de grande área verde que está sendo trabalhada pelos jovens alunos. A horta se transformou em uma realidade e o pomar revitalizado já conta com varias mudas novas. A instituição conseguiu o envolvimento da comunidade que doou mudas e esta ajudando no plantio.

“Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos”, Leonardo de Souza Lima jovem educador gestor da escola conta com a professora Giovanda dos Anjos, que contribui para abrir os horizontes dos jovens discentes. A instituição esta no centro da cidade, instalada na Praça Mello Viana, famosa pelo acervo histórico com o chafariz e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.  Os alunos criaram uma página no facebook e uma bandeira “ZORÔCICLA” para divulgar o projeto na escola e acompanha o grupo para os eventos por eles organizados. A horta já ganhou a sementeira com o uso de garrafas pets e de caixa de ovos, o que demonstra a preocupação com as questões ambientais.   O projeto do Grupo Arautos da Poesia, contou com os Poetas Luís Alves da cidade e do BBB poeta mineiro de Campos Gerais, Adrilles Jorge eles estiveram na escola apoiando os alunos na escrita e leitura de poemas. Trabalho que a equipe do ECOS participou efetivamente, realizou oficinas de baleiro, porta treco com jornais e revista, desenvolvendo nos alunos o gosto pelo trabalho manual, e o uso da criatividade utilizando as técnicas dos R (reciclar, reutilizar). O Projeto já ultrapassou os muros da escola e esta atuando no Asilo da cidade “Irmã Thereza de Jesus”. Os alunos organizaram um bazar solidário, revitalizaram o espaço para tornar-se mais agradável com mudas de chá e plantas ornamentais e promoveram um café com bolo para confraternizar com as idosas.

“Escola Estadual General Carneiro”, a orientação do projeto na escola é do professor Diógenes Mendes Kretli, desde 2011, ano que se iniciou a gincana ambiental com as escolas parceiras, a escola mantém-se pioneira quanto à participação no Ecos. A instituição por duas vezes alcançou premiações na gincana ambiental. A Escola General Carneiro foi a primeira escola do município de Sabará a participar no Movimento Ecos, trazendo em seu trabalho questões bem peculiares ao que confere a história do município, suas realidades, paisagem e as culturas locais. Localizada bem na borda das encostas a sudeste do município, vem desenvolvendo trabalhos ligados aos seus localismos e realismos, tratando de questões e problemas ligados a resíduos, água, energia e se envolvendo com trabalhos artísticos culturais, elementos bem próximos à realidade do município de Sabará. Hoje a escola possui outras escolas companheiras, garantindo a participação de centenas de jovens estudantes, deste município, nos segmentos de projeto do Movimento.

Trabalhar projetos é inserir os alunos em atividades prazerosas, envolventes, construtivas, levando a produzir ações que os motivem a continuar a preservar o meio ambiente e as relações sociais.

Em linhas gerais, observam-se várias justificativas primorosas, que conduzem a educação do município de Sabará em estar inserida no Movimento Ecos com brilhantismo, participações efetivas e contentamentos. As realidades do município trazem um conjunto de elementos que constrói um arcabouço interessantíssimo de realidades que somam muito ao Movimento, e que vêm incrementando e expandindo a esfera de conhecimento dos jovens estudantes sabarenses, e passam a ter oportunidade de se revelarem profissionais e jovens cidadãos, também, na luta em prol de melhorias ambientais e equidades sociais.