Alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050 dentro dos limites planetários pode ser alcançável


Foto: Agência Brasil

Uma mudança global em direção a dietas saudáveis e mais baseadas em vegetais, reduzindo pela metade a perda e o desperdício de alimentos, e melhorando as práticas agrícolas e tecnologias são necessárias para alimentar 10 bilhões de pessoas de forma sustentável até 2050, segundo um novo estudo.

A adoção dessas opções reduz o risco de ultrapassar os limites ambientais globaisrelacionados à mudança climática, o uso de terras agrícolas, a extração de recursos de água doce e a poluição dos ecossistemas por meio da aplicação excessiva de fertilizantes, de acordo com os pesquisadores.

O estudo, publicado na revista Nature, é o primeiro a quantificar como a produção e o consumo de alimentos afetam as fronteiras planetárias que descrevem um espaço operacional seguro para a humanidade, além do qual os sistemas vitais da Terra podem se tornar instáveis.

Opções para manter o sistema alimentar dentro dos limites

Sprimgmann argumenta que, sem uma ação concertada, descobrimos que os impactos ambientais do sistema alimentar poderiam aumentar de 50 a 90% até 2050 como resultado do crescimento populacional e do aumento das dietas ricas em gorduras, açúcares e carne.

Nesse caso, todas as fronteiras planetárias relacionadas à produção de alimentos seriam superadas, algumas delas por mais de duas vezes. O estudo, financiado pela EAT como parte da Comissão EAT-Lancet Commission for FoodPlanet and Health and by Wellcome’s “Our Planet, Our Health”, em parceria com Livestock Environment and People, combinou contas ambientais detalhadas com um modelo do sistema global de alimentos. rastreia a produção e o consumo de alimentos em todo o mundo.

Com esse modelo, os pesquisadores analisaram várias opções que poderiam manter o sistema alimentar dentro dos limites ambientais.

Eles encontraram:

  • mudança climática não pode ser suficientemente mitigada sem mudanças na dieta em direção a dietas mais baseadas em vegetais. Adotar mais dietas “flexíveis”, baseadas em plantas em todo o mundo, poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais da metade e também reduzir outros impactos ambientais, como a aplicação de fertilizantes e o uso de terras cultiváveis e água doce, de um décimo a um quarto.
  • Além das mudanças na dieta, é necessário melhorar as práticas e tecnologias de manejo na agricultura para limitar as pressões sobre terras agrícolas, extração de água doce e uso de fertilizantes. Aumentar os rendimentos agrícolas das terras agrícolas existentes, equilibrar a aplicação e a reciclagem de fertilizantes e melhorar a gestão da água poderiam, juntamente com outras medidas, reduzir esses impactos em cerca de metade.
  • Finalmente, reduzir pela metade a perda e o desperdício de alimentos é necessário para manter o sistema alimentar dentro dos limites ambientais. A redução da perda de alimentos e do desperdício poderia, se alcançada globalmente, reduzir os impactos ambientais em até um sexto (16%).

Investimentos adequados e combater a perda de alimentos

“Muitas das soluções analisamos estão sendo implementadas em algumas partes do mundo, mas elas precisam de forte coordenação global e rápido aumento de escala para fazer seus efeitos sentidos“, diz Springmann.

“O melhoramento das tecnologias de cultivo e práticas de gestão exigirá o aumento do investimento em infra-estrutura pública, os esquemas de incentivos certos para os agricultores, incluindo mecanismos de apoio para adotar melhores práticas disponíveis, e melhor regulamentação, por exemplo, de uso de fertilizantes e qualidade da água”, diz Line Gordon, diretor executivo do Stockholm Resilience Center e autor do relatório.

Para Fabrice de Clerck, diretor da ciência no EAT, combater a perda e o desperdício de alimentos exigirá medidas em toda a cadeia alimentar, desde o armazenamento e transporte, passando pela embalagem e rotulagem de alimentos, até mudanças na legislação e comportamento comercial que promovam cadeias de fornecimento sem desperdício.

“Quando se trata de dietas, abordagens abrangentes de políticas e negócios são essenciais para possibilitar mudanças na dieta em direção a dietas saudáveis e mais baseadas em plantas, além de atraentes para um grande número de pessoas. Aspectos importantes incluem programas escolares e do local de trabalho, incentivos econômicos e rotulagem, e o alinhamento de diretrizes alimentares nacionais com as evidências científicas atuais sobre alimentação saudável e os impactos ambientais de nossa dieta”, acrescenta Springmann.

Referência:

Springmann, M., Clark, M., Maison-D’Croz, D., Wiebe, K. et.al. 2018. Options for keeping the food system within environmental limits, Nature DOI: 10.1038/s41586-018-0594-0

IHU