Por Elmo Júlio de Miranda e Thiago Loures
Mais de uma centena de escolas públicas se comprometeram a participar do Movimento EcoDom 2019, no intuito de cooperarem pela promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino com humildade para com o meio ambiente, determinação em participar de uma mudança sobre o prisma da educação e conscientização ambiental, e esperança de propiciar mudança de perspectivas de vida para seus alunos.
Para concretizar a participação das escolas, os bolsistas do EcoDom 2019 visitaram as escolas parceiras, onde conheceram os professores orientadores e explicaram detalhes do projeto para os alunos do ensino médio. A participação dos bolsistas tem sido de grande importância, pois a maioria deles estudou em escolas públicas e, graças à participação no EcoDom, hoje está cursando nível superior (em Direito, Engenharia Civil ou Ciências da Computação), o que estabelece uma relação direta entre o movimento e as escolas parceiras e serve de exemplo aos alunos.
Nos dias 18 e 19 de março, foram promovidos encontros de formação, nos quais o professor José Cláudio Junqueira Ribeiro explicou aos bolsistas a necessidade de diagnóstico das escolas participantes, espécie de relatório sobre as condições da escola, como número de torneiras inteligentes, condições do entorno escolar, número de lâmpadas LED, volume de lixo reciclado e outros critérios que serão mensurados para compor o Índice de Pagada Ambiental (IPA). Os encontros ainda serviram para bolsistas e professores nucleadores trocaram ideias para traçar as estratégias, efetivar o cadastramento das escolas, bem como a formação das equipes e seu correspondente cadastramento.
O professor nucleador Thiago Loures destaca o interesse e a participação dos alunos do 3º ano, da Escola Estadual Guimarães Rosa, diante da palestra sobre Direito do Consumidor que ministrou. Na mesma escola, Loures menciona a campanha, determinada pela professora Ana Cláudia, de reaproveitamento de óleo de cozinha, além de vários outros projetos paralelos, como o recolhimento de lixo eletrônico.
Dada a importância do envolvimento da comunidade escolar, Loures cita exemplos encorajadores. Caso de Pierre, vice-diretor e professor de biologia da Escola Estadual Clóvis Salgado, que se dispôs a colaborar com a equipe da escola. Na Escola Estadual Lucas Monteiro, a equipe notou e manifestou a possibilidade de melhor aproveitamento da área verde existente para a criação de uma horta.
Nos últimos 15 dias de março, milhares de jovens assistiram às palestras de professores e oficinas, direcionadas ao empenho dos projetos nas escolas, professores, equipes de alunos e professores coordenadores do EcoDom. Merece destaque o público de 700 estudantes do Instituto de Educação de Minas Gerais que compareceu à palestra feita pelo professor Elmo Júlio e seus monitores. A escola é uma das pioneiras do Movimento EcoDom, parceria iniciada em 2011 e, sob a orientação da professora Lyra, pretende desenvolver junto aos alunos um projeto sobre alimentação saudável e consumo de produtos industrializados.
Muitas escolas manifestaram o desejo de aprimorar as atividades e garantiram a parceria plena com o EcoDom. A Escola General Carneiro, também veterana, desenvolverá projetos em vários segmentos com a orientação do professor Diógenes. Escolas que estão muito animadas com as atividades que serão desenvolvidas e que já confirmaram a sua plena parceria,
Miranda relata exemplos de sucesso que constatou nos últimos meses. A Escola Estadual Antonio Miguel Cerqueira, cujo o orientador, o professor Sullivan e sua equipe, declarou a intensão de transformar materiais descartados no ambiente em produtos possivelmente reciclados e ou direcionados de maneira correta, evitando o aparecimento de lixões e o surgimento de vetores de doenças, melhorando as condições sanitárias no entorno da escola. São muito promissores também os projetos da Escola Agnelo Correia Viana, sob a coordenação da supervisora Nicéia, que pretende trabalhar questões sobre água e resíduos em geral, contando com a colaboração do estudante da EMGE, André.
O professor Elmo Júlio de Miranda cita exemplos bem-sucedidos, ressaltando que tem constatado com o comprometimento das escolas, tanto do corpo discente como o docente, na promoção de valores que possibilitam a construção de uma sociedade equilibrada, saudável, justa e com um planeta que possa respirar saúde.
Edição – Equipe EcoDom