Equipes EcoDom iniciam diagnóstico das escolas


Por Lívia Gonçalves

O Projeto EcoDom, iniciou com tudo! Todas as escolas estaduais do ensino médio, cadastradas iniciaram a primeira tarefa proposta. Significa que, até 30 de abril de 2019, o diagnóstico de cada escola deverá ser encaminhado para análise da banca examinadora. Mas o que é esse diagnóstico? O diagnóstico é o conhecimento do ambiente escolar pelos próprios alunos. Pode-se dizer que é um exame detalhado de cada espaço da escola do ponto de vista da equipe EcoDom. A partir do estudo desse ambiente é que poderá ser proposto um projeto socioambiental para suprir as necessidades encontradas na escola.

Após a formação de cada equipe, os alunos integrantes deverão descrever as características físicas da escola, sua localização, quantificar seu corpo docente, discente e, em seguida, detalhar quantitativa e qualitativamente cada elemento que compõe comunidade escolar.

Sob a perspectiva da sustentabilidade, o diagnóstico tem a função de desenvolver nos alunos o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar, ao mesmo tempo em que serve de base concreta para definir o plano de atuação para o Projeto EcoDom, além de estabelecer as bases para a avaliação da Pegada Ambiental, que permitirá a certificação das instituições ao final do ano. Por tal importância, os dados descritos no diagnóstico devem ser precisos, para não comprometer os outros trabalhos desenvolvidos.

A professora orientadora da equipe da Escola Geraldo Jardim Linhares, Aracele Maria De Souza, conta em entrevista a experiência da escola no EcoDom, em 2018, as mudanças feitas na instituição e a expectativa da equipe EcoDom para 2019.

Qual experiência da Escola Geraldo Jardim Linhares no Projeto EcoDom 2018?

Nossa escola alcançou, em 2018, o 21º lugar na competição sem nunca ter o histórico de participar de um evento como este. Os alunos se mostraram dedicados, comprometidos e pudemos notar o surgimento de um espírito de trabalho em equipe, da excelente disciplina e de um outro olhar para o mundo. Outra grande experiência deste projeto foi com a horta escolar, na qual foram cultivados legumes que, posteriormente, compuseram as merendas escolares.

A escola percebeu alguma mudança de comportamento dos alunos?

Com o desenvolvimento do Projeto EcoDom na escola, no decorrer do ano de 2018, observamos que trabalhar com temas como economia de água, economia de energia, reciclagem de resíduos, entre outros, introduz nos alunos uma conscientização que leva à mudança de hábitos no ambiente escolar. É perceptível a responsabilidade desses alunos em fazer algo pelo meio ambiente, além de postura atenta em cuidar, preservar e racionalizar os recursos ambientais. Pequenas atitudes – como se preocupar com a torneira ligada ao lavar a área externa da escola e acúmulo de lixo orgânico produzido – são algumas questões levantadas pelos alunos durante as aulas de biologia.

Qual a sua expectativa como professora orientadora da equipe para o Projeto EcoDom 2019?

Espero despertar maior consciência crítica sobre as questões ambientais, envolvendo toda a escola (corpo docente, discente, direção e demais funcionários) na participação de atividades criativas, como oficinas, palestras e gincanas que envolvam o tema da educação ambiental. Ao final, pretende-se desenvolver em todos consciência ampla e crítica da educação ambiental.

 

Edição: Bárbara Teixeira e Pablo Pires – Equipe EcoDom