Por Julia Andrade
As escolas parceiras do movimento EcoDom já estão em pleno desenvolvimento das atividades referentes ao mês de abril. A primeira tarefa, obrigatória para todas as escolas parceiras, é o preenchimento da ficha diagnóstica, um levantamento sobre a realidade socioambiental da escola, que, num segundo momento, servirá de base para a elaboração o projeto socioambiental de 2019. O diagnóstico permite problematizar situações socioambientais do espaço escolar e apontar ações para mitigar ou resolver esses problemas detectados. A equipe da escola precisa preencher 11 tópicos.
Com o preenchimento desta ficha diagnóstica, as escolas poderão se inscrever na Pegada Ambiental 2019 e concorrer a uma viagem à Ilha Fernando De Noronha, em Pernambuco. Para participar, cada escola deverá escolher, no mínimo, três índices da Pegada e elaborar ações que amenizem os problemas mencionados. É importante dizer que, dentro desses três índices escolhidos, é obrigatório ter o índice relativo ao consumo de água ou energia. As Informações das escolas sobre cada tema deverão ser adicionadas no portal, semanalmente ou mensalmente.
Os índices que serão avaliados são: índices relativos ao consumo de água, ao consumo de energia, ao consumo de papel, à geração de resíduos (lixo), ao percentual de coleta de recicláveis, às áreas verdes da escola, à alimentação saudável, ao trânsito sustentável, ao conforto ambiental e à transversalidade do tema ambiental nos conteúdos programáticos. No final do ano, as escolas participantes receberão um certificado contendo sua Pegada Ambiental, isto é, de acordo com o grau de sustentabilidade proporcionado à escola através dos índices, a escola recebe um certificado que percorre da menção honrosa ao certificado de diamante. A melhor Pegada Ambiental em 2019 ganhará a viagem.
O Campeonato Estadual de Matemática (CEM), uma grande oportunidade para as escolas. Na primeira fase, todos os inscritos poderão participar de acordo com as regras previstas em edital. A prova de seleção unificada dessa primeira fase será em 23 de maio, em todas as escolas participantes.
O momento é incrível de motivação e ânimo para as escolas, devido a tantas oportunidades de se fazer a diferença em meio à comunidade escolar. Muita dedicação marca as reuniões e oficinas que acontecem diariamente em escolas com a E. E. Mendes Pimentel, localizada no bairro Fernão Dias, ou como na E. E. Pedro II, na Avenida Alfredo Balena, região dos hospitais, que conta com reuniões semanais para o desenvolvimento das ações do projeto.
Edição – Equipe EcoDom – Bárbara Teixeira e Pablo Piquini