Por Thiago Loures
O cadastro das escolas que se comprometeram em participar do Movimento EcoDom 2019 na construção de escolas públicas sustentáveis já foi concluído e o mês de abril foi marcado pela primeira tarefa do Projeto Socioambiental: o diagnóstico das escolas. As escolas parceiras também puderam se inscrever na certificação da Pegada Ambiental, bem como ainda podem se cadastrar no 1º Campeonato Estadual de Matemática.
Por meio do preenchimento de um formulário, com perguntas como sobre o número de pias, torneiras, lâmpadas LED, estado de conservação da escola e do entorno escolar foi possível ter o diagnóstico das Escolas Estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As equipes EcoDom, formadas por alunos do ensino médio dessas escolas, puderam desenvolver um olhar diferente para a comunidade escolar, um olhar de cuidado, zelo e sensação de pertencimento.
A professora orientadora do projeto na E. E. Margarida de Melo Prado, Ludmila de Castro, no bairro Monte Azul, destaca que “a partir da implantação do projeto, em maio de 2014, a escola e os professores tiveram uma mudança significativa na dinâmica de trabalho com os alunos, ao apresentar para eles uma nova visão do ambiente no qual eles estão inseridos, foi possível mudar hábitos e comportamentos, tanto no aspecto individual quanto coletivo”.
Por meio do projeto socioambiental, as escolas têm diversas opções de ações. Um exemplo é a coleta adequada de resíduos sólidos, o que gera melhorias significativas para a escola, como destaca a professora Ludmila. “Com o envolvimento dos alunos na separação de resíduos e atenção ao descarte, a escola ficou mais limpa, com redução significativa dos sacos de lixo recolhidos pela SLU, facilitando o trabalho das auxiliares”.
As atividades da E. E. Margarida de Melo Prado podem ser acompanhadas em suas próprias redes sociais. No Instagram como @margaridaecos e no Facebook na página Escola Estadual Margarida de Melo Prado. A hortas desenvolvida pelos alunos é um dos destaques mostrados nas redes sociais.
Para auxiliar as equipes – discutindo ideias, identificando problemas e pensando em soluções –, um personagem assume importante destaque: o bolsista EcoDom. Em sua maioria, são ex-alunos da rede pública que conseguiram bolsas por meio do Movimento EcoDom e, hoje, servem de inspiração e referência para os alunos participantes.
Desta maneira, vale destacar cinco desses bolsistas que trabalham como verdadeiros agentes de transformação. Outros terão menção especial em reportagens futuras, já que o projeto EcoDom conta com mais de 300 bolsistas.
A bolsista Isabela Luisa de Jesus Gonçalves, que acompanha a equipe da E. E. Bolívar Tinoco Mineiro, no bairro Ribeiro de Abreu, confeccionou um brinde para estimular sua equipe, com os seguintes dizeres de Aristóteles: “Em todas as coisas da natureza, existe algo maravilhoso”, abaixo da reportagem, segue foto da mesma com sua equipe.
Já os bolsistas Guilherme Henrique Moura Leão e Célio Batista dos Santos Junior, que acompanham a equipe da E. E. Odilon Behrens, no bairro Coração Eucarístico, reuniram os alunos para explicar o Movimento EcoDom e compartilhar a experiência deles. O resultado dessa conversa foi o cadastramento no projeto de mais uma escola, que já concluiu seu diagnóstico.
Os bolsistas Luana Naara Eugenia Fernandes e Rafael Pedro Alves registraram a foto da equipe da E. E. Maria Amélia Guimarães, localizada no bairro Pirajá, com o cartaz do 1º Campeonato Estadual de Matemática. Além de distribuir 70 bolsas de estudo, a dupla campeã irá conhecer a Nasa (agência espacial norte-americana), nos Estados Unidos. As inscrições para o campeonato se encerram em 15 de maio.
Ressaltando alguns resultados já obtidos pelas escolas, a E. E. Margarida de Melo Prado aproveitou uma festa para montar uma barraca de coleta de resíduos sólidos. Já a E. E. Guimarães Rosa, no bairro Pindorama, vice-campeã do Projeto Socioambiental 2018, vem forte em 2019 com o projeto de troca de óleo de cozinha, recolhido pelos alunos, por material de limpeza para a escola.
Edição – Equipe EcoDom