Por Ciangeli Clark
O Movimento EcoDom vem expandindo seus horizontes e ultrapassa as fronteiras de Belo Horizonte. O projeto já alcançou escolas dos municípios de Ibirité, Sabará e Contagem, todas engajadas em proporcionar aos alunos uma educação ambiental inclusiva e participativa.
O patrimônio ambiental brasileiro deve ser protegido tanto quanto o histórico, o cultural e o social. A valorização dos bens naturais e de suas relações com a história permite aos jovens uma visão mais abrangente a respeito do passado com o propósito de mudar o futuro.
A Escola Estadual Imperatriz Pimenta, localizada em Ibirité, tem como diretora Lilian Rodrigues M. Passos, e como professor responsável pelo projeto, João Cezário dos Santos, profissionais que, além de engajados no projeto, são preocupados com a educação ambiental. João Cezário disse que “o EcoDom pode trazer oportunidades para os jovens e possibilitar a responsabilidade ambiental necessária em um município que vive da cultura da terra”.
O munícipio de Contagem, conhecido no Brasil Colônia como São Gonçalo do Amarante, na época, servia como posto de arrecadação de impostos do Sítio das Abóboras. Famosa pela contagem de cabeças de gado, escravos e mercadorias, com o passar do tempo teve seu nome trocado para Contagem. Devido à sua história, a cidade é de extrema importância para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
No EcoDom, Contagem participa com duas instituições: a Escola Estadual Governador Israel, sob a direção de Dulcivane Araújo dos Santos, e tem como professora orientadora do projeto a mestra Bruna Costa de Souza; e a Escola Estadual Professora Conceição Hilário, em que o professor Moacir Mello de Barcelos é o responsável pela gestão.
A parceria das duas escolas com o Movimento EcoDom surgiu por iniciativa de Aristeu Silva Neto, professor em ambas as instituições, sendo que, na Escola Estadual Professora Conceição Hilário, desempenha a função de professor orientador. Este educador procurou, com grande entusiasmo, a Dom Helder Câmara/EMGE, solicitando que as escolas participassem do EcoDom. Em conversa com os coordenadores do projeto, disse acreditar que “a educação é a fórmula magistral da formação humana e social, possibilitando o desenvolvimento sustentável, consciente e responsável para o uso dos recursos ambientais”.
As escolas das cidades metropolitanas que participam do EcoDom estão próximas ao Barreiro, região em que a maioria das escolas estaduais aderiram ao projeto em 2018. A proximidade geográfica possibilitou contato entre os municípios vizinhos já que alunos e professores passaram a divulgar o trabalho realizado no projeto.
Desta maneira, o EcoDom continua sua trajetória na formação de novas parcerias para construir um futuro melhor, com pessoas conscientes para trabalhar em prol do meio ambiente, da transformação social e da preservação da vida no planeta.
Edição – Equipe EcoDom