Por Ciangeli Clark
Após escolher as ações a serem desenvolvidas nas escolas, as equipes do Movimento EcoDom estão na fase de implantar e desenvolver seus projetos. Agora é hora de colocar as “mãos na massa”.
Ações como revitalizar áreas verdes, reduzir o consumo de água e energia e reconhecer a escola como um patrimônio de todos que deve ser cuidado e protegido são algumas das metas das nossas parceiras. São ações simples, mas que transformam a realidade de toda a comunidade escolar.
Vejam o trabalho do professor de filosofia José Patrício de Figueiredo Lustosa, da Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana, localizada na cidade de Sabará: advogado jovem, engajado e dinâmico, ele vem transformando a forma de pensar dos alunos, demonstrando que “querer é poder e agir para se alcançar um fim”.
José Patrício encontrou no projeto fonte para expressar o trabalho que vem realizando na escola em que é coordenador. Poeta de alma e coração, ele usa as redes sociais para divulgação com a seguinte frase: “Você aceita uma poesia?”.
Segue a poesia de autoria do professor José Patrício, uma verdadeira homenagem ao nosso projeto!
“Afinal por que ser EcoDom?
Aprendi a me organizar pensando em melhorar o mundo.
Por isso sou Movimento EcoDom
Quero poder ter meus direitos de jovens, através de negócios de impacto social na escola
Por isso sou Movimento EcoDom!
Transformo minhas críticas e questionamentos em ações e projetos socioambientalistas.
Por isso sou Movimento EcoDom!
Unir nossas idéias, unir nossas intenções, sermos um só, porque ninguém e melhor que todos juntos!
Por isso sou Movimento EcoDom!
Diminuir minha pegada de carbono, economizar a luz, ser reciclável, plantar árvores, mas vou construir meu grêmio estudantil, porém, não basta ser grêmio, é preciso ser EcoDom”
José Patrício de Figueiredo Lustosa
Como podem ver, o projeto inspira formas de expressar, pensar e agir. É isso que é ser EcoDom: um projeto socioambiental que toca a alma de todos. Juntos podemos!
Edição – Equipe EcoDom