Resultados parciais: a cada dia construindo um futuro melhor!


 

Prof. Thiago Loures

Com os avanços da implementação dos projetos do EcoDom, as mudanças começam a ganhar corpo nas escolas com várias hortas e outros projetos sustentáveis, como academia de ginástica com materiais recicláveis; sistema para aproveitamento de água da chuva; oficinas de reciclagem, entre tantas outras iniciativas que colaboram na construção do conceito de escola sustentável.

O mês de junho trouxe para escolas participantes do EcoDom, no clima de organização das festas juninas, a temática ambiental. O professor orientador Fernando Antônio Marques de Freitas, responsável pelo projeto na Escola Estadual Professor Alisson Pereira Guimarães, localizada no bairro Alípio de Melo, com 1.180 alunos, explica a associação desses temas. “Por exemplo, vai ter a festa junina no sábado e ontem e hoje eles estão trabalhando com a ornamentação da escola, então pegaram papeis recicláveis para as bandeirinhas e as sobras foram separadas em caixinhas para encaminhar para reciclagem”.

O professor Fernando ainda ressalta que na escola houve adesão principalmente à redução do consumo de energia, na qual os alunos estão apagando mais as luzes das salas. Ele menciona ainda a maior conscientização dos alunos sobre o descarte adequado de papel, pois foi explicado sobre a importância da reciclagem, destacando a possibilidade de ajudar pessoas da associação de catadores do bairro.

Outro momento importante iniciado em junho e que se encerra no dia 8 de julho é a avaliação de participação dos membros da equipe EcoDom. Tal avaliação é feita pelo professor orientador, bolsista da escola, e o aluno líder. A nota da participação de cada integrante será essencial na distribuição das bolsas EcoDom para os cursos de Direito, Engenharia Civil, e Ciências da Computação.

E como a sustentabilidade não para, antes das férias ainda deverá ser postada no sistema a terceira tarefa, que consiste em apresentar os resultados parciais das equipes, juntando fotos e documentos comprobatórios das atividades, para, aí sim, descansarem, pensando em novas ideias para o aprimoramento constante do ambiente escolar e a continuidade do projeto no segundo semestre.

Edição – Equipe EcoDom