Por Amanda Rodrigues e Elmo Júlio de Miranda
O Movimento Ecos surgiu de uma preocupação em relação a questões sociais e ambientais no ano 2000. Um grupo de integrantes da Fundação Movimento Direito e Cidadania, atual mantenedora da Dom Helder Escola de Direito, idealizou um projeto que já propunha e organizava ações no campo socioambiental, baseando-se em iniciativas comprometidas com a melhoria das relações entre grupos sociais. Desde então, o Ecos passou a ter caráter de obra social, despertando e interagindo com comunidades, em especial escolas, interessadas nas diversas realidades e dificuldades no contexto da sustentabilidade.
A partir de 2010 houve a ampliação do projeto e a propagação das ações que o interiorizaram como parte da especialização do recém-criado mestrado da Dom Helder, sendo escrita a literatura de intenção pelo reitor, o professor Paulo Umberto Stumpf. O momento inaugural, em evento realizado em fevereiro de 2011, contou com a presença de representantes da sociedade civil, de personalidades e da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, então no exercício do seu cargo.
Tão logo, já em 2011, a coordenação do Movimento Ecos sugeriu a definição de ações extensivas e continuadas, iniciando parcerias oficiais, primeiramente com as escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. O objetivo era ampliar e difundir ações que pudessem ser uma ferramenta a mais de ensino e aprendizagem na busca de soluções no espaço escolar e no seu entorno, principalmente aqueles ligados à sustentabilidade em geral.
Em 2013 eram mais de vinte escolas participando e desenvolvendo projetos relacionados às temáticas de água, energia, resíduos sólidos, implementação de áreas verdes, incentivo ao cultivo em espaços para plantio de hortas orgânicas, além de eventos ligados a arte e cultura.
A persistência, continuidade e ampliação do projeto…
O número de escolas participantes cresceu juntamente com as propostas, que passaram a contar cada vez mais com profissionais especializados. Mesmo em um período extensivo de greve na educação mineira, no ano de 2014, o Movimento continuou a propor atividades que possibilitaram o intercâmbio e desenvolvimento de ações ainda naquele ano. As metodologias propostas foram capazes de promover auxílio ao corpo docente, em recuperação de conteúdos letivos como pesquisas e oficinas práticas. Além dessas atividades, foram realizados eventos que oportunizaram às escolas apresentarem a sua cultura e a criatividade dos seus alunos.
O prêmio em 2017 pela dedicação e compromisso com a Educação Ambiental
A consagração do Movimento Ecos veio em 2017, quando reconhecido como o melhor projeto do ano, recebendo o “Prêmio de Talentos Hugo Werneck”, pelos trabalhos prestados em prol da Educação Ambiental. Esse reconhecimento esclarece à sociedade em geral acerca das propostas e da dinamização eficaz do projeto em busca de melhorias ambientais e sociais para todos.
O reconhecimento da parceria e o convênio oficial firmado com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG)
Em 2018 a SEE/MG firmou convênio oficial com Ecos, reconhecendo os resultados positivos adquiridos pelas escolas parceiras. O convênio condicionou a ampliação, não somente do número de escolas, mas na melhoria nas dimensões estruturais do projeto, com a diversificação das categorias ambientais, envolvendo trânsito urbano inteligente e processo de reaproveitamento dos resíduos, incluindo papel e rejeitos de várias naturezas.
O Movimento Ecos 2020
Hoje o Ecos, vinculado às instituições de ensino superior Dom Helder Escola de Direito e EMGE Escola de Engenharia, já conta com cerca de 150 escolas parceiras, dentre públicas e privadas, e, mesmo em ocasião do difícil quadro de pandemia causado pela Covid-19, o Movimento não parou. Pelo contrário, o projeto passa a ter um papel que ultrapassa as fronteiras de seu compromisso, recriando e estruturando condições em prol das comunidades escolares, mirando-se sempre na ampliação dentro dos processos educativos, ainda que em isolamento social.
Com o comprometimento de sempre e com a parceria da SEE-MG e o apoio dos gestores, professores, educadores e dos jovens estudantes, a caminhada em prol da vida e da preservação de todas as ambiências continua. Assim, na trajetória do Ecos todos os atores sociais são importantes, sendo que as ações e atividades valorosas realizadas até então serão abordados na próxima edição da matéria. Fique ligado e conheça mais.
Juntos podemos!