Jovem traz exemplo de aprendizado pelo Movimento Ecos


Desde 2011, o Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e pela EMGE, auxilia estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana a ingressarem nas instituições de ensino superior. Mais de 100 escolas são impactadas anualmente com ações socioambientais realizadas pelos estudantes parceiros. Em contrapartida, esses jovens têm a oportunidade de estudar na Dom Helder e na EMGE com até 100% de bolsa.

Foi o caso da ex-aluna de Direito, Victória Prado, que participou do Movimento Ecos pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), que é auxiliado pelo nucleador Elmo Júlio de Miranda. Ela entrou para a Dom Helder em 2015 e formou-se como bacharel em Direito em 2019. Hoje, exercendo a função de advogada, a jovem agradece pelos ensinamentos do Movimento Ecos, que segundo ela, são para a vida toda.

De acordo com o nucleador, “essa experiência revela que o Movimento Ecos vem adicionando algo a mais na formação dos estudantes: sensibilidade, cidadania e fortalecimento na formação profissional”.

Confira o depoimento completo de Vitória Prado:

“Vim do Instituto de Educação (IEMG) e entrei na Dom Helder em 2015, me formando no fim de 2019. Desde quer comecei a faculdade estive dentro do Movimento Ecos. Passei por várias escolas, vários projetos, vários adolescentes e MUITOS sonhos. No Ecos desenvolvi habilidades que nem eu sabia que poderiam existir e que estão sendo essenciais na minha carreira como advogada. Passei a ter um melhor desenvolvimento em público, a ter um olhar muito mais humano com as pessoas e a ter uma responsabilidade que a maioria dos estudantes não possuem já no início da graduação.

Antes de me aventurar nos projetos ambientais, não era capaz de conversar com meia dúzia de pessoas sem me sentir desconfortável. Após anos de experiência com o Movimento tive a oportunidade de conversar e convencer centenas de jovens, com os mais diversos tipos de dúvidas, para que todos tivessem a mesma oportunidade que eu pude ter: de estudar em uma instituição extremamente preocupada e engajada com o meio ambiente. Sem o Movimento Ecos eu realmente não estaria formada e exercendo a advocacia hoje em dia. Sou muito grata por tudo que me foi proporcionado e pelo meu crescimento pessoal”.