Live aborda a formação humana e a educação socioambiental


O Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e EMGE, realizou nesta terça-feira (22) a primeira live da Campanha Agir Socioambiental 2021. O tema “Capacitação e elaboração de projetos” foi abordado pelos convidados Caio Lara, professor da Dom Helder, e Letícia Faleiro, psicóloga, juntamente com os mediadores Helen Almeida e Willio Campos, professores nucleadores do Ecos.

Durante a conversa a psicóloga abordou a realização de projetos de vida com pensamentos para o futuro. “Falar sobre um projeto de vida é praticamente colocar um sonho no papel”, destacou Faleiro. Segundo ela, a programação dos planos pode ser realizada por pessoas em qualquer momento da vida e para iniciá-la, é necessário o autoconhecimento.

O papel do professor na formação humana também foi abordado e exaltado por comentários no chat da live. “Professor é norte afetivo”, comentou Letícia Faleiro, quando destacou que esses também são provedores de apoio aos estudantes durante a elaboração de projetos de vida. “Existem professores que nos inspiram e, na nossa atuação, devemos buscar ser luz para esses alunos”, disse Selmileia Franciane de Andrade, que assistia à palestra em Divinópolis.

Em sua fala, o professor Caio Lara inspirou-se no projeto de vida para abordar a realização das ações propostas pelo no Movimento Ecos. O docente, que já foi um nucleador, contou sua trajetória e deixou dicas para realização dos projetos. Primeiramente, ele destacou o sistema organizacional que deve conter os detalhes das escolas, como a formulação do problema, o que é possível fazer, como solucionar o problema e como fazer. “Um projeto precisa de ter uma tabela. É possível atribuir tarefas, papéis, cargos”, disse Lara.

“A formação humana tem que abordar a educação socioambiental”, expôs Caio ao falar sobre a abordagem do Movimento Ecos.​ “Ainda bem que a Dom Helder se preocupa com o seu entorno social, tenho muito orgulho de ser aluna dessa faculdade”, comentou Julia Viotti Gonçalves no chat durante a live. “Todo projeto é válido, mas nem todos são viáveis, necessitando muitas vezes de alterações, viabilizando novas descobertas”, destacou o professor Diógenes Mendes, da E. E. General Carneiro.

A live foi transmitida pelo canal de YouTube do Movimento Ecos. Estiveram presentes diversas escolas cadastradas junto à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As lives e módulos do curso valerão 15 horas de atividades complementares na área de Extensão para aqueles que fizerem o curso completo pela plataforma do Movimento Ecos.

CLIQUE AQUI PARA REVER A LIVE

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO