Atenção amantes de pesquisa e da redação: o período para a realização dos Concursos Grafar-Ecos e Redige-Ecos, do Movimento Ecos, está chegando! As atividades, em formatos de redação e pesquisa, têm o objetivo de estimular o pensamento crítico em relação à natureza e ao isolamento social, bem como suas consequências, por meio do tema “Aspectos econômicos, sociais, ambientais e afetivos enfrentados pelas famílias em tempos de pandemia”.
Os melhores trabalhos receberão prêmios como smartphones, smartwacthes, caixas de música portátil, kits de higiene para a escola, kits influenciador digital e bolsas de estudos de até 100% os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação da EMGE e para o curso de Direito da Dom Helder.
Se interessou? Saiba como participar:
Grafar-Ecos
Para concorrer no Concurso Grafar-Ecos, primeiramente é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana, ser estudante do 1º ao 3º ano do ensino médio e ter um professor orientador que irá realizar o concurso na sua escola e inscreve os três finalistas na Plataforma Ecos.
A pesquisa que cada participante deve elaborar tem duas partes:
1ª parte – Pesquisa contextualizada – produção do Fanzine: refere-se ao desenvolvimento do tema de interesse do pesquisador nas diversas áreas do conhecimento.
2ª parte – “Agir Residencial”: o pesquisador descreverá uma ação/atividade que gostaria de realizar ou já realiza em sua residência.
Fica a cargo dos professores da escola para selecionar os três melhores trabalhos e inscrevê-los até o dia 8 de outubro, na Plataforma Ecos. O resultado do grande vencedor será revelado no evento de encerramento do Movimento Ecos 2021.
Redige-Ecos
Para concorrer no Concurso Redige-Ecos, também é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana, ser estudante do 1º ao 3º ano do ensino médio e ter um professor orientador para coordenar o concurso na sua escola e inscrever os três finalistas na Plataforma Ecos.
Nesta atividade você desenvolverá uma redação dissertativa-argumentativa, de 20 a 30 linhas, sobre o tema citado anteriormente. Os quesitos de avaliação seguem aqueles utilizados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O professor orientador deverá escolher apenas os três melhores trabalhos para serem inscritos na Plataforma Ecos até o dia 30 de setembro. O vencedor também será revelado no evento de encerramento do Movimento Ecos 2021.
Os dois concursos são promovidos pela Dom Helder e EMGE, através do Movimento Ecos e tem o objetivo de difundir a educação socioambiental. Durante a pandemia, o projeto preparou atividades para auxiliar as escolas e os estudantes durante os trabalhos remotos.