Movimento Ecos 2021 amplia suas parcerias e mobiliza a educação mineira


Por Elmo Júlio de Miranda

Com muita determinação, compromisso e responsabilidade socioambiental novas instituições aderem às atividades do Movimento Ecos no ano de 2021, na sua 12ª edição de projetos socioambientais. São essas escolas públicas estaduais, municipais, federais, colégios particulares, fundações de ensino e instituições técnicas.

Mesmo em tempos de pandemia, a Dom Helder Escola de Direito e a EMGE Escola de Engenharia Civil e Ciência da Computação, através do Movimento Ecos dentro das escolas parceiras, mantiveram o compromisso com a educação socioambiental e a sociedade por meio do ensino e da aprendizagem, com a inserção em assuntos transversais que norteiam questões emergenciais atuais e a sustentabilidade do planeta.

Desde 2020, em função da pandemia da Covid-19, a estrutura do Movimento Ecos teve que se adaptar às atividades remotas, trazendo a temática sobre a própria pandemia, com intuito esclarecedor, multiplicador, educativo-pedagógico, atendendo aos padrões do novo ensino médio.

O Projeto Socioambiental em 2021 dispõe da temática central “Desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais em tempos de pandemia e isolamento social” para ser discutida em dois concursos (Redige-Ecos e Grafar-Ecos) que pretendem propagar a conscientização, mudança de hábitos e novas atitudes na comunidade acadêmica, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os concursos premiam alunos, professores e escolas, cujas atividades levam o estímulo de caráter de investigação científica e pesquisa, fortalecendo, impulsionando, incentivando estudantes e professores a construir uma educação fortalecida e participativa. A participação das escolas oferta o direito aos alunos, professores, direção ao processo seletivo de bolsas de estudo nos cursos das Dom Helder e EMGE.

No ano de 2021, mais de 200 escolas e redes confirmaram a participação efetiva nas atividades propostas em concursos e se mobilizam promovendo campanhas, criando layouts e mostrando todo empenho para incentivar aos alunos sobre a importância da escrita, pesquisa e da ciência.

Escolas veteranas, colégios tradicionais da RMBH entram com toda sua experiência e dinamismo nos eventos propostos.

Em 2021 o Movimento Ecos recebeu novas parcerias, colégios, escolas e várias instituições de ensino aderiram ao Projeto Socioambiental com determinação e compromisso, associando à luta pelas causas emergenciais que afligem a sociedade. Essa integração contribui para a busca de soluções que impactam o planeta.

As visitas institucionais, firmando as parcerias, seguindo os protocolos sanitários.

Colégio M2 representa a bela cidade de Lagoa Santa, integra-se no Ecos 2021.

As campanhas para as atividades e concursos de pesquisa e redação estão muito motivadas nas escolas e colégios, envolvendo os alunos em buscas de maiores esclarecimentos sobre o atual quadro de impactos provocados pela Covid-19 e busca sobre a sustentabilidade. A força de um sério educandário no Ecos 2021.

O Colégio Alceu Cota entra no Movimento Ecos 2021 e efetiva campanha, contribuindo com sua parcela o compromisso nas atividades socioambientais, promovendo todo incentivo aos seus alunos.

EE Professor Domingos Ornelas Bairro Boa Esperança – Santa Luzia MG, define participação ao Ecos 2021 e efetiva campanha para as atividades propostas dos concursos de redação (Redige-Ecos) e pesquisa (Grafar-Ecos).

O Colégio São Paulo – Irmãs Angélicas de BH – Cidade Jardim, integra o Movimento. Recente reunião com a coordenação pedagógica, dedicação, compromisso e carinho com a educação.

A Escola Estadual Imaculada Conceição com a preocupação e discernimento na Educação Ambiental, integra-se no Ecos 2021, em contribuição aos objetivos de melhorias ambientais e equidade social. Participará das atividades, dos concursos de redação e pesquisa e mobiliza seus alunos.

O Colégio Clita Batista é o representante da Rede Particular de Pedro Leopoldo, o educandário vem se organizando e se mobilizando para as atividades e os concursos do Projeto Ecos 2021, com sua experiência e qualidade de ensino, se preocupando com questões socioambientais.

Essa matéria é uma amostragem da mobilização do Ecos e suas parcerias, que hoje integra mais de 200 instituições parceiras e mais de 10.000 estudantes e professores envolvidos com o desenvolvimento do projeto socioambiental, suas atividades e concursos.

Além das atividades anuais propostas pelo Movimento Ecos, acontece a campanha “Agir Socioambiental”, oferecendo cursos atualizados, com inovação e temáticas transversais. Esses cursos rápidos estão disponíveis para o público, inclusive os da educação, levando informação, atualização e formação a todos profissionais da educação e estudantes.

E nessa bonita trama e busca, sabemos que Juntos, podemos!